Banner do Encontro de História promovido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla)
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) está realizando desde terça-feira, dia 8, até amanhã, sexta-feira, dia 11, um Encontro de História.
A abertura do evento foi na terça-feira na Casa da Cultura, com a exibição de três documentários em vídeos produzidos pelo historiador Geovani Nemèth-Torres. O evento teve ainda abertura de exposições de fotografias e de fonte históricas, como fragmentos de utensílios usados por moradores da região antes mesmo de Lavras existir, este material foi coletado, identificado e classificado pelo arqueólogo e historiador Gabriel Pedrozo.
A programação segue hoje, quinta-feira, dia 10, com a apresentação de seis palestras no Casarão Rosa, a partir das 19h. A primeira será: Da história clássica a história científica, ministrada pelo professor e historiador Erick Scheffer. Às 19h30 será a vez do Doutor em História e docente da Ufla Ângelo Constâncio, que vai abordar o tema Os Annales: A revolução francesa da historiografia. A programação segue e, às 20h30, duas bibliotecárias da Universidade Federal de Lavras, Consolação e Defátima, vão abordar o tema: Páginas da história nos livros novos e antigos. A professora da Ufla, doutora Patrícia Paiva vai falar às 20h30 sobre Mergulho na história com pesquisas de praças municipais e paisagismo. Lucas Canestri, às 21h, encerra o ciclo de palestra na quinta-feira abordando o tema: Águas históricas e sociais de Caxambu, Lambari e Cambuquira. Em seguida, apalavra será franqueada para a participação do público presente.
Amanhã, sexta-feira, o evento se encerra com mais palestras no Casarão Rosa. Às 19h, Gabriel Arriel vai abordar o interessante tema: Arqueologia e história indígena na região de Lavras. Às 19h30, o professor Vinícius Wilherm de Baskerville vai falar sobre a ferrovia em Lavras e o Instituto Presbiteriano Gammon. Em seguida, às 20h, será a vez de Wagner Gonçalves abordar o tema: Patrimônio histórico e memória de Lavras. Encerrando o ciclo de palestras, Eduardo Cicarelli falará sobre Lavras no período da ditadura e, Gabriela Cunha, sobre Relato de Experiência. Em seguida, será franqueada a palavra ao público.
O objetivo do evento busca fortalecer movimentos historiográficos relevantes em Lavras e proporcionar ao público uma experiência enriquecedora de aprendizado sobre a história local. Ele tem como público alvo professores, estudantes, políticos, escritores, todos aqueles gestores de empresas públicas e privadas, artistas e todos que dialogam por hobby ou profissionalmente com as áreas das ciências humanas, além das pessoas que querem conhecer a história de Lavras.
.