Mike Passos de Deus, engenheiro aeronáutico trabalhando na construção do primeiro avião com tecnologia 100% brasileira, na Montaer Aeronaves, em Feira de Santana, na Bahia
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Lavras é uma cidade que tem história ligada à aviação.
Lavras tem um aeroclube que possui uma das melhores escolas de pilotagem do Brasil, uma escola que forma e já formou pilotos que hoje voam nas maiores companhias aéreas do Brasil e até do exterior. O Aeroclube de Lavras é pioneiro em muitos eventos.
Além do Aeroclube de Lavras e toda sua bagagem que o coloca entre os melhores do Brasil, lembramos que o atual assessor de imprensa da Esquadrilha da Fumaça é lavrense, é o tenente Marcus Vinicius Costa Lemos.
Tem também lavrenses que se destacam na Aeronáutica, como o major aviador Guilherme dos Santos Araújo, que no dia 4 de outubro de 2018, desceu em Lavras pilotando um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), um avião Embraer ERJ-145, prefixo FAB 2550, que tinha como passageiro o então ministro da Educação Rossieli Soares, que veio fazer uma visita a Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Alguns outros nomes de lavrenses que se destacam na Força Aérea Brasileira são: o tenente coronel aviador Leandro Laudelino Natal, o tenente coronel Guilherme dos Santos Araújo, o tenente-coronel aviador Marco Aurélio - instrutor na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP); o tenente-coronel aviador Laudares - servindo no Instituto de Logística da Aeronáutica em São Paulo e tenente aviador Cássio - servindo no Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação em Campo Grande (MS); dentre outros.
Na aviação comercial, tem o jovem piloto Vinícius Pires, filho do comandante Walter Pires, do Aeroclube de Lavras, Vinícius é piloto comandante da Gol Linhas Aéreas.
Um fato interessante e curioso que merece destaque: há 20 anos, mora em Lavras o jornalista Diter Stein, que é filho do engenheiro aeronáutico Wilhelm Henrich Friedrich Stein, responsável pela instalação em Lagoa Santa, Minas Gerais, da primeira fábrica de aviões do Brasil. Foi em Lagoa Santa, com o trabalho do pai deste morador de Lavras, que foram construídos os aviões NA T6, que serviram a Esquadrilha da Fumaça até ser substituídos pelos Tucanos.
A primeira mulher lavrense comandante de voo é Luciana Moreira Dabien Haddad, ela é filha de Faissal Emílio Dabien Haddad, o Faissal da Copasa, com Maria Moreira. Ela é comandante de uma aeronave C208B Caravan.
Agora a aviação tem um novo capítulo ligado a Lavras, trata-se Mike Passos de Deus.
A aviação sempre chamou a atenção, sobretudo os mais jovens. Muitas crianças quando assistem um pouso, uma decolagem ou um show aéreo, sonham um dia em ser piloto, mas em Lavras aconteceu algo incomum: uma criança se encantou pela aviação mas disse que não queria ser piloto, e sim, construtor de avião.
Tudo começou quando Mike, um menino de 5 anos, foi levado pelos pais Márcio Alves de Deus e Deuslene Batista Passos de Deus para ver um show da Esquadrilha da Fumaça. Foi aí que Mike disse: "quando eu crescer quero ser construtor de aviões". Desde então, toda vez que alguém o perguntava "o que você quer ser quando crescer?", ele respondia sem hesitar: "construtor de avião". Mesmo morando em cidade pequena e sem oportunidades neste sentido, ele tinha a ideia fixa em ser um construtor de aeronaves, mas não sabia nem por onde começar, muito menos como conquistar esse sonho.
Em 2010, a mãe de Mike, Deuslene Batista Passos de Deus, pesquisando sobre o assunto, descobriu o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Então, com 16 anos ele se mudou para São José dos Campos (SP) para estudar no Colégio Poliedro, uma escola preparatória para o ITA.
Segundo Mike, a transição não foi nada fácil: morava sozinho numa cidade grande, estudando das 7h às 17h e, aos sábados, fazia simulados. Apesar de muito se esforçar, Mike prestou vestibular no ITA para cursar Engenharia Aeronáutica, mas não conseguiu a pontuação necessária, apesar de seu bom desempenho. Na época, as notas de corte eram mais altas que Medicina nas universidades federais.
Mas ele não desistiu do sonho e surgiu uma oportunidade em Belo Horizonte. Então Mike se transferiu para a capital mineira para cursar Engenharia Aeronáutica na Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura), foi quando ele agarrou essa chance e se destacou no curso. Durante a graduação, participou do programa de intercâmbio Erasmus em Portugal, o Erasmus é um programa de mobilidade acadêmica que permite a estudantes, professores e servidores estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência no exterior.
Mike foi então estudar na Escola Politécnica de Bragança, período que ele define como "fundamental para o meu trabalho de conclusão de curso, que rendeu tanto reconhecimento que fui indicado para uma vaga de trabalho pela própria banca avaliadora".
Ele se mudou para a cidade de Feira de Santana (BA) para trabalhar na Montaer Aeronaves, onde conseguiu grandes feitos: em 2023 certificou a aeronave para voo visual noturno, o que lhe deu visibilidade e a chance de chefiar o setor técnico, tornando-se o engenheiro responsável. No ano seguinte, em 2024, desenvolveu a primeira aeronave inclusiva do Brasil, com o sistema Hand Control, permitindo que pessoas sem mobilidade nos membros inferiores pilotassem apenas com as mãos. Nesse período, a Montaer também buscou a certificação para comercializar aeronaves na Inglaterra, abriu mercado com vendas para a Coreia do Sul e vendeu diversas aeronaves para os Estados Unidos.
A Montaer fabrica aeronaves transformando matéria-prima, chapas aeronáuticas, tubos de aço e fibra de vidro em aeronave. Seus aviões de asa alta são muito procurados por escolas de aviação e pilotos proprietários, ela é líder no segmento de aeronaves leves esportivas especiais, que exige certificação e qualidade superiores em comparação com aeronaves de mesmo porte.
E foi nesse cenário que o lavrense recebeu o maior desafio de sua vida: desenvolver uma nova aeronave. Mike Passos de Deus foi desafiado a projetar uma aeronave de quatro lugares com tecnologia 100% brasileira.
A aeronave está em fase de certificação, atendendo a todos os regulamentos impostos pela ASTM (American Society for Testing and Materials) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). No processo de desenvolvimento de uma aeronave, Mike trabalha em conjunto com outros profissionais como: mecânicos, projetistas, desenhistas e pilotos, todos tem funções importantes na fabricação do avião. Isso inclui demonstrar que a aeronave suporta grandes adversidades, como pousos pesados, rajadas de vento e outros cenários extremos, tudo sendo coordenado por ele para garantir a máxima segurança.
Essa é a história de um menino lavrense que desde os cinco anos era fascinado pela aviação, que saiu de uma escola pública e hoje é Engenheiro Aeronáutico responsável pelo desenvolvimento de uma nova aeronave com tecnologia 100% brasileira. O sonho daquele menino de cinco anos se tornou realidade e ele, certamente, vai entrar para a história da aeronáutica brasileira como o construtor da primeira aeronave de quatro lugares com 100% de tecnologia nacional.
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