Imagem ilustrativa
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
No sábado, dia 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março, porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como "Pão e Paz".
Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Março então passou a ser celebrado como o Mês da Mulher.
A comemoração do Mês da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
Em Lavras a data será celebrada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com extensa programação que tem início amanhã, sexta-feira, dia 7, com uma palestra ministrada por Camila Rosa e Luciana Laudares, às 13h no Salão de Convenções, com o tema: "Autoamor como ato político e violência doméstica".
No dia 18, às 18h30, na Biblioteca da Ufla haverá o "Encontro do grupo de leitura – Leia Mulheres Lavras". No dia seguinte, dia 19, haverá uma roda de conversa: "Limites e desafios no mundo do trabalho", no Centro de Convivência.
Também no dia 19, às 9h, no campus histórico da Ufla, haverá uma visita de estudantes à Ufla e exibição do documentário "As Irmãs do Sol", no Museu de História Natural, com palestra ministrada pela professora Karen Luz Burgoa Rosso e visitas ao Museu e à Casa da Magia da Ciência. Público alvo: Estudantes de escolas municipais de Lavras.
No dia 20, às 17h, na praça Dr. Jorge, a "Festa das Estrelas". No dia seguinte, dia 21, às 16h, "Roda de conversa do Coletivo Mães da Ufla", na Brinquedoteca da Ufla, com ação brincante para crianças entre 2 e 10 anos, mediante inscrição prévia pelo e-mail da brinquedoteca, até o dia 17, indicando o nome da criança, idade e nome da responsável. Limite de 30 crianças.
Nos dias 24 a 28, "Mostra de Artistas Mulheres", das 8h às 12h e 14h às 18h, no Museu Bi-Moreira no campus histórico da Ufla.
"Cine-Debate Mulheres", no dia 27, às 19h, na Casa da Cultura. No dia seguinte, dia 28, às 14h, "Palestra sobre a saúde mental e prática de meditação", em local ainda a ser confirmado.
E para fechar às homenagens as mulheres: "Mulheres nas Ciências Naturais: Carreiras Possíveis", no dia 3 de abril de 9h às 16h, no Centro de Convenções. Todas as atividades serão abertas ao público e com entrada franca.
|
|