Uma reunião realizada antes da operação na sede da AABB em Campo Belo, traçou os planos que resultaram em prisões nas quatro cidades
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Lavras divulgou o resultado da operação "Sentinela do Sul", desencadeada na manhã de hoje, segunda-feira, dia 24, em quatro cidades da região - Campo Belo, Cana Verde, Perdões e Santo Antônio do Amparo, visando combater o tráfico de drogas e o crime organizado, operação que foi compartilhada com a Polícia Militar e Polícia Penal.
Segundo o delegado regional Thiago Veiga Ludwig, pelo menos 11 pessoas foram presas.
A ação teve como objetivo apurar crimes como formação de organização criminosa com participação de crianças e adolescentes, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Foram também cumpridos oito mandados de prisão preventiva, 25 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias. Segundo Ludwig os mandados foram cumpridos em Perdões, Cana Verde, Campo Belo e Santo Antônio do Amparo.
Dos 11 presos, oito por mandados de prisão expedidos e duas em flagrante, sendo uma por tráfico e outra por posse ilegal de arma de fogo. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.
Ainda de acordo com o delegado regional Thiago Veiga Ludwig, a operação contou com apoio de policiais civis e militares das cidades envolvidas, além de um helicóptero da Coordenação Aerotática da Polícia Civil e do canil da Rocca (Rotas Ostensivas com Cães Adestrados) da Polícia Militar.
Ludwig disse que as investigações começaram em abril do ano passado e tiveram origem na apreensão de celulares de suspeitos durante outra operação. A análise dos aparelhos revelou a existência de um grupo criminoso estruturado, com divisão de funções e atuação em diversos municípios.
Ainda segundo o Delegado Regional, a organização operava com uma estrutura semelhante à de uma empresa, com divisão de turnos, pontos de venda e fluxo financeiro organizado. Além de Perdões, a rede de distribuição de drogas abrangia cidades como Campo Belo, Santo Antônio do Amparo e Cana Verde.
Alguns dos envolvidos já tinham condenações por tráfico e estavam cumprindo pena. O inquérito policial será encaminhado ao Poder Judiciário assim que concluído.