Na foto o pós-graduando Elberth Hernando Pinzón Sandoval e o estudante Wellington Carvalho Silva, do Colégio Tiradentes
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O estudante do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Lavras. Wellington Carvalho Silva, integrante do Programa de Bolsas da Universidade Federal de Lavras (Ufla) chamado Bic Jr foi coautor de um importante artigo científico publicado em uma revista internacional. Assim como Wellington, vários outros estudantes do ensino médio de Lavras são contemplados pela Ufla com bolsas.
Para a Coordenadora do Programa Bic Jr, professora Luciana Lopes, esta iniciativa é um catalisador para o desenvolvimento científico e pessoal dos participantes. "É uma experiência muito rica de contato com o ambiente universitário, com a biblioteca, com professores, estudantes de graduação e pós-graduação", disse.
Ela disse ainda que esse contato inspira esses jovens a desejarem estar na universidade, podendo ser modificadores da sua história, do seu futuro, por meio da educação. Por outro lado, a Universidade também ganha, já que os participantes trazem uma nova perspectiva para as pesquisas, por meio das demandas de suas comunidades e de questionamentos sob outros pontos de vista.
O Programa Bic Jr é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Coordenador dos Programas de Iniciação Científica da Ufla, professor Bruno Teixeira Ribeiro, disse que "é uma honra para a Ufla receber os estudantes do ensino médio. O programa Bic Jr. é uma forma de captar novos talentos para a ciência e ainda desperta o interesse para a continuidade dos estudos", disse.
Wellington contribuiu em um trabalho científico visando estudar os efeitos da temperatura no desenvolvimento do feijoeiro, algo muito importante em tempos de mudanças climáticas. O trabalho foi orientado pelo professor Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori (foto abaixo) e pelo pós-graduando Elberth Hernando Pinzón Sandoval. Para o professor Luís Roberto Batista, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, a participação do estudante na publicação superou a expectativa dos objetivos do Programa BICJr e parabeniza o grupo de pesquisa pelo brilhante trabalho. Exemplos iguais a esse reforçam a excelência da Ufla no ensino, pesquisa, extensão e o envolvimento com a comunidade.