Os equipamentos de TV Box apreendidos foram transformados nos laboratórios da Ufla em computadores, que foram doados as escolas
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Receita Federal realizou mais uma entrega de 500 computadores a escolas do Sul de Minas. Os equipamentos foram transformados a partir de aparelhos de TV Box apreendidos, que, em vez de serem descartados, passaram por um processo de descaracterização e adaptação na Universidade Federal de Lavras (Ufla), tornando-se ferramentas para inclusão digital e uso educacional.
O projeto, pioneiro no Brasil, alia inclusão digital e sustentabilidade ao transformar dispositivos que seriam descartados em ferramentas de apoio ao ensino. Desta vez, 14 municípios foram contemplados, sendo quatro limítrofes com Lavras: Nepomuceno, Ribeirão Vermelho, Carmo da Cachoeira e Itumirim.
Os demais foram: Ibituruna, Santo Antônio do Amparo, Boa Esperança, Coqueiral, Bom Sucesso, Carrancas, Itutinga, Luminárias, Três Corações e Santana da Vargem.
Em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Nepomuceno, a Ufla tem um papel central na adaptação técnica dos dispositivos. Equipes de professores e estudantes trabalham na descaracterização e reconfiguração dos aparelhos, garantindo que possam ser utilizados de forma segura e eficiente nas escolas.
Além do impacto direto na educação e na sustentabilidade, a iniciativa também fortalece a atuação da Ufla em projetos de inovação tecnológica. O sucesso desse modelo de reaproveitamento resultou na aprovação da Universidade no Programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal. Coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), o programa apoia a inclusão digital por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e outras esferas de governo.