Muitas pessoas acordaram com o alerta
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Os moradores do Sul de Minas foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira, dia 14, com um alerta inusitado: "um terremoto em alto mar, a 5,5 km de Ubatuba (SP)". O alerta chamava a atenção para possibilidade de tsunami na região costeira e tremores de terra no Sul de Minas e interior de São Paulo.
O alerta foi enviado pelo Google para celulares com sistema operacional Android na madrugada desta sexta-feira (14). A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. No Sul de Minas. Apesar do epicentro estar indicado no litoral de São Paulo, o aviso também chegou para moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro.
O alerta do suposto terremoto no litoral de São Paulo foi emitido pelo Sistema de Alertas de Terremoto do Android. Esse sistema usa celulares Android como sensores que detectam vibrações para detectar terremotos. Quando os celulares "acham que pode ser um terremoto", segundo a empresa, emitem o alerta na região afetada.
O Google explicou que o sistema de alertas de terremoto utiliza os acelerômetros dos celulares Android para detectar velocidade e vibrações. Eles detectam, por exemplo, a inclinação de um celular.
Felizmente foi um alarme falso, nenhum observatório sismológico do país registrou movimento sísmico na costa brasileira ou mesmo no continente.
|
|