Agência Central dos Correios na rua Raul Soares. Foto: Google
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Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar, desde ontem, sexta-feira, dia 30, com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde de ontem, sexta-feira. O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.
Quem deve procurar esse atendimento? O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios? Consultar se houve algum desconto no seu benefício; Contestar descontos não autorizados; Confirmar se algum desconto foi autorizado; Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis); Analisar documentos enviados por associações; Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
Precisa correr para ser atendido? Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.
Atenção, cuidado com os golpes: Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas: Pelo aplicativo Meu INSS; Pelo site do INSS; Pela Central 135 e agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
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