Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 07/12/2014 11:23 - Atualizada em: 08/12/2014 08:20
Ponte Agostinho Porto está aniversariando neste final de semana
Uma construção que as vezes nem é percebida está prestes a fazer cem anos; neste sábado ela completou 97 anos

Ponte Agostinho Porto é quase centenária

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Há 97 anos a Zona Norte da cidade estava em festa, isso porque no dia 6 de dezembro de 1917 era inaugurada uma grande obra em Lavras, a ponte sobre o ribeirão Vermelho, conhecido como "Ribeirão da Santa Casa", que corta a mancha urbana de Lavras.

A obra, que foi um grande passo para o progresso da cidade, já que ela dava acesso a Estação Ferroviária, o que proporcionou o prolongamento da linha do bonde até aquele ponto de partida e chegada a Lavras, foi uma das conquistas lavrenses ligadas ao nome de Francisco Antônio de Salles durante sua passagem pela vida pública.

Além da ponte "Agostinho Porto", que neste sábado está completando 97 anos, o lavrense Francisco Salles teve ligação direta com a instalação do Fórum; construção da ponte metálica no lugar denominado "Funil", hoje submersa; construção do Grupo Escolar "Firmino Costa"; ligação ferroviária entre Lavras e Barra Mansa; equiparação da Escola Normal; construção das oficinas da Estrada de Ferro Oeste de Minas; implantação dos bondes e outros benefícios.

Francisco Salles nasceu em Lavras em 29 de janeiro de 1863, a casa existe até hoje, é a sede da Fazenda do Madeira. Foi advogado e político de grande influência em todo o País, foi senador, deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, secretário de Estado, Governador de Minas e Ministro da Fazenda do governo do Marechal Hermes da Fonseca. Francisco Salles morreu no Rio de Janeiro no dia 16 de janeiro de 1933.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras