Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/11/2014 17:22 - Atualizada em: 29/11/2014 10:00
Scolforo presidiu reunião em BH que contou com a participação de Pimentel
O fórum debateu ações para promover a ciência, a tecnologia e a inovação em Minas

José Roberto Scolforo, reitor da Ufla e presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, (Foripes). Foto: Ascom Ufla

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

O professor José Roberto Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), presidiu esta semana, na quarta-feira, dia 26, em Belo Horizonte, a 3ª reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, (Foripes). O fórum debateu ações para promover a ciência, a tecnologia e a inovação em Minas, a reunião contou com a presença do governador eleito Fernando Pimentel. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reuniu dirigentes de 13 instituições públicas de ensino de Minas Gerais.

Fernando Pimentel, que também é professor universitário, falou sobre pesquisas desenvolvidas em Minas, falou também que pretende manter seu governo próximo das universidades e da sociedade, com foco nas especificidades de cada região. Disse que a reunião já era um início de um novo modelo de relacionamento, disse também que quer um governo menos centrado em Belo Horizonte, e disse que é importante integrar e ouvir também as universidades de todas as regiões do Estado e que estavam presente naquela reunião.

Na pauta da reunião realizada na UFMG, houve a proposta de um pacto das instituições mineiras em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação, para fortalecer as parcerias nas áreas de pesquisa e pós-graduação com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O reitor da Ufla, que também preside a Foripes, falou dos desafios das instituições em relação à pesquisa. "Nossas ações devem ser conjuntas, buscando unir o potencial de cada instituição. Nossas universidades já contribuem muito, porém, se estiverem unidas, haverá mais ganhos para o Estado e, consequentemente, mais valorização das nossas instituições", disse. Scolforo também disse que as instituições de ensino poderão contribuir com o governo do Estado na formulação de propostas e alternativas para o desenvolvimento social e econômico, além de novas formas de gestão do território. Para isso, Scolforo defendeu um compromisso maior com resultados mais pragmáticos das pesquisas desenvolvidas pelas instituições.

O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, falou de preocupação comum aos gestores que integram o Foripes a respeito da destinação do orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig) para a pesquisa e inovação. Sobre o assunto, o governador eleito comprometeu-se a estabelecer uma gestão na Fapemig mais próxima das universidades.

O reitor da Ufla também abordou a necessidade de aumentar a destinação de recursos para 1,5% do ICMS (Imposto de Consumo de Mercadoria e Serviço) de Minas Gerais, exclusivamente para a promoção da ciência e da tecnologia no Estado. "A receita para pesquisa em Minas não acompanhou o crescimento dos trabalhos desenvolvidos nas instituições do estado", lembrou Scolforo.

Na pauta da reunião também foi debatida a criação de um mestrado profissional em rede e as possibilidades de interlocução com a Bancada Federal de Parlamentares de Minas Gerais. O mestrado profissional em Gestão Pública, projeto da UFMG, objetiva atender, primordialmente, servidores técnico-administrativos de universidades mineiras.  A previsão é que o curso, na modalidade a distância, seja oferecido a partir de agosto de 2015.

O Foripes é a instância colegiada e de atuação conjunta, em nível estadual, com o objetivo de promover planos de ação e cooperação, projetos e programas que visem a constante melhoria da qualidade do ensino superior e dos processos de administração e melhoria da Educação Superior de Minas Gerais.

Além da UFMG e da Ufla, o encontro reuniu gestores das federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal), Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste/MG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras