Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/11/2013 10:28 - Atualizada em: 21/11/2013 08:28
Dia da Consciência Negra é dia de lembrar de José Luiz de Mesquita
José Luiz de Mesquita será lembrado hoje na solenidade de entrega da comenda com seu nome

Herma de José Luiz de Mesquita, uma das homenagens de Lavras a um de seus filhos mais ilustres. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje, quarta-feira, dia 20, é dia da Consciência Negra, Dia de Zumbi dos Palmares e em Lavras será realizada, à noite, uma solenidade de entrega da Medalha "José Luiz de Mesquita", uma comenda concedida àqueles que, de alguma forma, contribui ou contribuíram para a valorização dos negros, difusão da cultura afro-brasileira ou através de trabalhos sociais. A solenidade será realizada no Salão Paroquial da Matriz de Sant'Anna.

A comenda foi denominada de "José Luiz de Mesquita" porque ele foi, sem sobra de dúvida, a maior expressão negra em Lavras. Ele foi colaborador de diversos jornais no Brasil e até na Europa, foi fundador do Moreno Sport Club, da corporação musical Euterpe Operária, um dos fundadores do Crisântemo Clube, foi regente da Banda 7 de Setembro, redator e diretor do jornal Operário, fundou o Centro de Professores Lavrenses, alfabetizou quase 6 mil pessoas em quatro décadas de trabalho em sua escola, fundou a Sociedade Operária Lavrense e responsável pelo tombamento da igreja do Rosário.

José Luiz de Mesquita morreu no dia 16 de junho de 1967, deixou uma legião de amigos e admiradores. Sua passagem pela terra foi marcada por bons serviços prestados à sociedade e aos homens. Em sua homenagem Lavras denominou uma escola com seu nome, uma rua e uma herma sua foi postada ao lado da igreja do Rosário, templo que amou e defendeu.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras