Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 30/05/2013 12:23 - Atualizada em: 31/05/2013 09:22
Corpus Christi, quando o povo mostra sua arte e sua religiosidade
Uma das principais atrações do dia de Corpus Christi é a beleza das procissões, cujos percursos são enfeitados com tapetes confeccionados pela população

Tapete confeccionado pelos moradores do bairro de Nova Lavras, foto extraída do site da Matriz de Nossa Senhora de Fátima

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje é dia da tradicional celebração de Corpus Christi, uma atividade católica que representa a presença real de Jesus Cristo no sacramento da eucaristia e uma das principais atrações é a beleza das procissões, cujos percursos são enfeitados com tapetes de serragem coloridas, pó de café, folhas secas, além de flores e toalhas que enfeitam janelas e sacadas por onde o cortejo passa. A celebração foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 e ocorre sempre 40 dias depois da Páscoa, em uma quinta-feira, em alusão ao dia em que foi instituída a eucaristia, segundo a tradição católica.

Na Paróquia de Sant'Anna foi celebrada Missa na Matriz às 7h30 e 9h (Colégio de Lourdes). A partir das 18h, Missa Campal seguida de solene Procissão Eucarística Luminosa. O padre celebrante será Elígio Stulp.

Na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, na Zona Norte da cidade, a tradicional Missa Solene será às 15h e Procissão após a missa. O pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora é o padre Neidir A. Nogueira Vale.

A Paróquia de São Sebastião foi  celebrada uma Missa Solenes às 8h da manhã e na tarde de hoje, outra missa será celebrada às 15h. Em seguida a celebração haverá a Procissão Eucarística com Benção no percurso. A Paróquia de São Sebastião tem a sua frente o padre Antão Roberto de Melo.

Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Nova Lavras, foi celebrada uma Missa Festiva na Matriz de Nossa Senhora de Fátima às 9h, em seguida, os fiéis seguiram em Procissão Eucarística, com Benção no itinerário pelas ruas daquele bairro. A procissão seguiu sobre tapetes ornamentais confeccionados pelas famílias daquele tradicional bairro de Lavras. A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima tem o padre Clayton Nogueira a sua frente.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, que é dirigida pelo padre lavrense Marcos Alexandre Pereira, também celebrará missa e procissão. A Missa Solene será celebrada às 15h e a procissão será em seguida. Os moradores daquela região da cidade também enfeitam suas janelas e portas para a passagem do Corpo de Deus.

Este ano é um ano especial para os católicos do Brasil, pois será o ano em que o Papa Francisco visitará o país, ele vem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras