Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/04/2013 12:57 - Atualizada em: 29/04/2013 18:15
Dia do Ferroviário é comemorado nesta terça-feira
Lavras se desenvolveu no século XIX por causa da ferrovia, foi ela que trouxe o progresso, hoje o patrimônio ferroviário está abandonado

As novas locomotivas que estão circulando pelas estradas de ferro da região. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Amanhã, terça-feira, dia 30, será comemorado em todo o país o Dia do Ferroviário, este ano em especial a data será comemorada num clima mais festivo e promissor, isso porque ao que parece, as autoridades estão redescobrindo a importância da linha férrea para o desenvolvimento do Brasil.

Se as autoridades estão redescobrindo a importância da ferrovia, elas também deveriam se importar com a história deste meio de transporte que foi o responsável pelo desenvolvimento do Sul de Minas.

Lavras é uma cidade que se desenvolveu com a ferrovia, tudo começou no dia 17 de setembro de 1894, quando chegou a Lavras o primeiro comboio da construção da Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, rumando depois para Carrancas e seguindo para Barra Mansa, onde se encontra com a Estrada de Ferro Central do Brasil.

Neste dia ouviu-se pela primeira vez na cidade, o apito de uma locomotiva, ela foi recebida às 15h num clima de muita emoção pelos lavrenses. Na oportunidade, falou em nome da comunidade o alferes José Sylvio do Amaral, que saudou a Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, representada pelos senhores: Randolpho Paiva, Antônio Francisco Rocha e Joaquim Braga.

A ferrovia, que tanto progresso trouxe para Lavras, foi esquecida nos anos 80. Hoje assistimos a degradação de um patrimônio arquitetônico importante e as vezes, único no Brasil, como é o caso da rotunda de Ribeirão Vermelho, a maior da América Latina e conhecida como o "Coliseu Mineiro".

Atualmente o país possui 30 mil quilômetros de ferrovias, responsáveis, hoje, por 25% da matriz de transportes do país – percentual que deve passar para 35%, até 2025, segundo planos do governo federal. Sabe-se que o Brasil precisa, mais do que nunca, da força dos trilhos e dos profissionais que atuam nesse setor para integrar-se e, principalmente, escoar sua produção.

A VLI, uma das principais empresas de logística integrada do Brasil, com ferrovias, portos e terminais terrestres, reúne, entre os mais de seis mil empregados espalhados pelo país, histórias emocionantes de quem dedica a vida aos trens. A VLI é uma empresa que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais.

A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de ativos como terminais localizados estrategicamente junto à malha ferroviária, que integram o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário de forma consolidada, e de terminais portuários localizados nos eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos, São Luis e Vitória.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras