Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/04/2013 06:47 - Atualizada em: 24/04/2013 17:35
(Informativo) Pulgas e carrapatos: um mal que não se limita à coceira
Dra. Isabela Coelho, médica veterinária e proprietária do Pelos & Patas Centro de Estética e Saúde Animal, orienta sobre os perigos decorrentes de infestações de pulgas e carrapatos

Dra. Isabela Coelho, médica veterinária. Foto: Jornal de Lavras

 

Informativo

As pessoas que possuem cães ou gatos em casa, eventualmente, se depararam com pulgas ou carrapatos. Independente da infestação, esses parasitas trazem muitos transtornos, variando de simples coceiras, a complexas alergias à saliva e à picada do parasita, verminoses e a temida doença do carrapato.

No caso de um animal alérgico a saliva ou picada do parasita, apenas um parasita é capaz de desencadear as crises alérgicas. Nesses casos, os donos devem sempre se preocupar com a prevenção de infestações, tanto no animal quanto no ambiente.

A pulga é capaz de transmitir um verme importante em animais infestados: o Dipylidium. A transmissão ocorre quando o animal ingere a pulga através da boca ao se coçar. Este verme compromete o desenvolvimento, saúde e estética do animal.

A doença do carrapato, nome popular dado à Erliquiose e Babesiose Canina, é uma doença muito comum na cidade de Lavras, principalmente no verão, época em que o carrapato encontra melhores condições para reprodução.

A Erliquiose causa queda no número de plaquetas, predispondo o animal a hemorragia e queda de imunidade, que dependendo do grau de severidade e demora no diagnóstico, podem levar a morte do animal. Os sintomas às vezes são muito inespecíficos, como perda de peso, prostração, diminuição do apetite, até pequenas hemorragias pelo nariz, nas fezes, convulsões e fraqueza. O diagnóstico pode ser realizado por um simples hemograma.

Lembre-se, quanto mais cedo você perceber algo de diferente em seu cão, maiores as chances de cura. Portanto qualquer alteração de comportamento consulte o médico veterinário de sua confiança. A babesiose causa, principalmente, anemia. Levando a manifestações clínicas semelhantes a anterior.

A melhor maneira de combater esses parasitas que tanto assombram nosso dia a dia é usando de ação conjunta de limpeza ambiental e controle no animal. Cuidados como: limitar acesso aos locais sabidamente infestados e não deixar seu animal andar sozinho em contato com outros cães pela rua, auxiliam na redução à exposição aos parasitas.

Quando nos referimos à limpeza do ambiente, queremos frisar que 95% da carga de pulgas e carrapatos estão presentes nas formas de ovos e larvas, e apenas 5% estão adultas no seu animal. Por isso o combate ambiental é tão importante e eficiente, pois elimina a grande carga.

O ponto chave do controle dos parasitas é a relação entre a ação residual do produto utilizado, o ciclo do parasita e a infestação. Por isso procure um profissional para equalizar estas informações e definir o melhor protocolo de tratamento, incluindo produto, dose, frequencia e forma de aplicação. NO PELOS E PATAS prestamos este serviço gratuitamente.

 

Para mais informações, clique aqui e acesse a página Lavras Tem do Pelos & Patas no Jornal de Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras