Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/10/2012 08:22 - Atualizada em: 29/10/2012 12:42
Estudante morreu em Ouro Preto e há indícios de ter sido em decorrência do uso de álcool
A morte do estudante reacende a questão do consumo de bebida pelos universitários mineiros; no ano passado, estudantes da Ufop e Ufla ganharam o título de "campeões do copo".

Vista parcial de Ouro Preto, cidade onde morreu o estudante. Foto extraída do site  naraiz.wordpress.com

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O estudante Daniel Macário de Melo Júnior, de 27 anos, aluno do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), foi encontrado sem vida na manhã de sábado na cama do quarto que ele ocupava na República "Nóis é Nóis" depois beber em excesso na noite anterior. Um exame do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte vai apontar as causas da morte do aluno, mas informações preliminares da Polícia Civil indicam que ele pode ter se asfixiado com o próprio vômito.

Ouro Preto, em 1980, se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO pelo seu potencial turístico e ganhou notoriedade em todo o mundo. Além de seu potencial turístico, aquela cidade, que já foi a capital de Minas, também é um polo universitário. Porém, devido ao grande número de estudantes, em agosto do ano passado ganhou outro título: a de campeã brasileira de maior consumidora de álcool do Brasil, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), feita em 56 escolas.

Os dados da Andifes revelaram que 29,8% dos alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) assumem consumir bebidas alcoólicas periodicamente ou sempre, este índice representa o dobro da média nacional.

Se Ouro Preto foi a campeã, Lavras ficou com o "título" de vice-campeã neste quesito: dos estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla), segundo a Andifes, 26,4% dos estudantes da Ufla assumiram beberem periodicamente. Dividem o "pódio" com a Ufop e com a Ufla, mais duas universidades mineiras: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), respectivamente.

Os números fazem parte do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Além de Ouro Preto, todas as mineiras também estão acima da média nacional.

No ranking das dez universidades federais brasileiras onde o consumo de bebida alcoólica é uma prática comum, seis são em Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) - 29,18%; 2º Universidade Federal de Lavras (Ufla) - 26,40%; 3º Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 25,16%; 4º Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - 23,83%; 5º Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - 23,32%; 6º Universidade Federal de Santa Catarina - 22,05%; 7º Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) - 20,93%; 8º Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 20,79%; 9º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 20,54%, e 10º, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 20,47%.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras