Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 19/07/2012 13:09 - Atualizada em: 19/07/2012 20:07
Lavras é a primeira de Minas e a quinta do Brasil em violência contra crianças
A Terra dos Ipês e das Escolas está ocupando o quinto degrau de um pódio nada honroso: o da violência contra crianças.

          

                  Vista parcial de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Os lavrenses ficaram chocados com a divulgação de que a cidade está entre os 10 municípios brasileiros com o maior número de atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de vitimas de agressões diversas e de abuso sexual. Lavras é a quinta cidade no ranking nacional.

Das dez cidades brasileiras onde a vida está sendo perdida por omissão das autoridades, Poços de Caldas e Manhuaçu também fazem parte deste triste ranking. A cidade de Ferraz de Vasconcelos, no interior de São Paulo lidera a lista, seguida de Jataí (GO), São João da Boa Vista (SP), Lages (SC), Lavras, Poços de Caldas, Bebedouro (SP), Manhuaçu, Petrópolis (RJ) e Caxias do Sul (RS).

Segundo os dados divulgados hoje pela imprensa nacional, os casos de agressões se concentram nas residências das vítimas, os estupros representam 59% dos casos de atendimentos de crianças e adolescentes, nestes casos os pais e os padrastos são apontados como os principais suspeitos pelos crimes.

Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, o conselheiro tutelar de Lavras, João Paulo Santos, atribuiu a violência a estas crianças e adolescentes ao tráfico de drogas. Ele disse a reportagem do Hoje em Dia que: "temos problemas de agressões, de violência diversas, mas nada se equipara ao consumo do crack".

A reportagem do jornal Hoje em Dia procurou a assessoria de imprensa de todas as cidades mineiras que foram citadas na matéria, mesmo aquelas que não ocupam a lista, mas o índice de violência é alto, como Betim; a reportagem também falou com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Apenas duas assessorias de imprensa não responderam e nem retornaram as ligações do jornal Hoje em Dia, a de Poços de Caldas e a de Lavras, de acordo com a matéria publicada.

O que se espera é que com a divulgação desses dados alarmantes, que colocaram Lavras entre as dez cidades onde se comete mais violência contra crianças e adolescentes, dados estes que mancham o nome de uma cidade que tem uma da melhores universidades da América Latina, uma cidade que, segundo o Ministério do Trabalho que mais emprega no Sul de Minas, que os três candidatos a prefeito: Dehon Junio de Moraes, Marcos Cherem e Silas Costa Pereira, mudem o foco de suas campanhas e priorize o combate a droga entre os jovens, que invistam em projetos sociais que atenda as famílias.

A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos e pela Flacso Brasil.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras