Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/03/2012 13:23 - Atualizada em: 09/03/2012 19:30
Pagador de promessa está em Lavras, ele já andou 80 mil quilômetros
Sua família tem uma fazenda em Rondônia de 500 hectares, onde plantam soja, milho e feijão, além de criarem mil cabeças de búfalo africano, mas abriu mão de tudo em nome da fé.

      

           Antônio Pereira, o pagador de promessa que anda a pé há 20 anos pelo Brasil e exterior. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Andar a pé por vinte anos tem sido a vida de Antônio Pereira, um paulista de Matão que, aos 13 anos, se mudou para Porto Velho (RO). Ele viaja todos os anos entre Porto Velho até Aparecida (SP) para poder cumprir uma promessa que fez para Nossa Senhora Aparecida se ela o curasse de um câncer.

Ele anda a pé trançando um roteiro alternativo que passa por diversos Estados da Federação até chegar a Aparecida, faz isso há 19 anos e este ano está completando 20 anos de peregrinação pelas estradas e cidades brasileiras.

Antônio Pereira tem 66 anos, o pagador de promessas contou como tudo começou: foi em razão da doença. Ele explica que tinha câncer na garganta e que a doença afetou sua visão. Por conta da cegueira, foi atropelado por um trem e quase teve sua perna amputada.

Desesperado, Antônio Pereira conta que fez a promessa à santa e, no início de 1991, recebeu a bênção com a cura. Ele conta que, no dia 15 de janeiro do mesmo ano que começou a pagar a promessa feita a Nossa Senhora Aparecida, ele iniciou a romaria rumo à Basílica. Todos os anos, sem levar dinheiro, contando apenas com colaborações que recebe por onde passa, ele faz o percurso.

 "Já saí de Porto Velho e fui até Rio Branco no Acre, mas normalmente saio de Porto Velho, passo por Cuiabá, Campo Grande e Paraná. Também passo pela Argentina, Paraguai e Bolívia e volto para o Brasil, passando pelo Triângulo Mineiro, Goiás e chegando a São Paulo, onde subo todos os anos a rampa da basílica de joelhos", contou. "Por ano eu devo andar uns quatro ou cinco mil quilômetros, totalizando 80 mil quilômetros nos 20 anos", completou.

Nestes anos todos de peregrinação, o pagador de promessa contou que já gastou 66 pares de tênis e se orgulha em dizer que o que usa atualmente foi um presente que recebeu de João Perez Salvador, o Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco. "Quando eu chegar a Aparecida rezarei muito para ele porque ele está muito doente", contou.

Por onde passa colhe, em uma toalha com a estampa da santa, assinaturas de pessoas importantes, anônimas e religiosos. "Tenho diversas dessas, guardo em casa, lá em Porto Velho", disse. A toalha atual tem a assinatura da cantora baiana Ivete Sangalo, ele disse que estava sendo entrevistado numa emissora de rádio e, quando acabou, ela, que também estava na emissora para conceder uma entrevista, disse: "você que é o pagador de promessas?". Segundo ele, ela assinou a toalha e lhe pediu que rezasse pelo seu filho.

Desde quando iniciou suas viagens, em 1991, Antônio Pereira diz que sai de Rondônia sem nenhum centavo no bolso. "Viajo com a ajuda das pessoas. Quando chego nas cidades, procuro as igrejas católicas. Tanta gente boa já ajudou". Antônio Pereira diz que pretende terminar sua romaria em Aparecida no dia 20 deste mês. "Aí vou esperar pela minha família que vem me buscar".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras