A reunião foi realizada no Centro Administrativo, em Belo Horizonte
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Quem passa por tratamento oncológico sabe bem da dificuldade de se submeter a horas com quimioterapia, um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células cancerosas e a radioterapia, um tratamento que utiliza radiações ionizantes que tem a mesma função. Além do sofrimento decorrente da doença, o paciente ainda tem de se deslocar até Varginha, as vezes em ambulâncias cheias e ainda tem de esperar que todos se submetam ao tratamento para voltar.
Pior é saber que em Lavras existem equipamentos superiores aos dos hospitais de Varginha, equipamentos modernos e com mais tecnologia, porém, não são usados em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sabendo desta dificuldade que os pacientes oncológicos da cidade de Ribeirão Vermelho passam com deslocamentos muitas vezes desconfortáveis e sempre correndo risco nas rodovias, o prefeito Welder Marcelo Pereira, juntamente com o secretário Executivo do Cislav (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras), Hugo Carvalho, foram a Belo Horizonte se reunir com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Fábio Baccheretti, na pauta: o credenciamento da Santa Casa para tratamento oncológico pelo SUS.
Foram discutidas também pautas importantes para a saúde de Ribeirão Vermelho e de toda a região, mas com foco em trazer o tratamento oncológico para Lavras. Segundo Welder, "essa é uma demanda urgente que poderá oferecer mais conforto e acesso ao tratamento especializado para nossa população, evitando deslocamentos longos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes".
O credenciamento da Santa Casa para tratamento oncológico e do Vaz Monteiro para tratamento cardíaco é uma reivindicação de toda a região. Como Lavras não tem representante na Assembleia Legislativa e nem na Câmara dos Deputados, essa pauta fica relegada a segundo plano pelos políticos, enquanto a população doente sofre com o descaso.
|
|