O que parece ser bonito, na verdade é um sinal de destruição ambiental
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O fim de tarde em Lavras, com aquele sol alaranjado, que muita gente usa como pano de fundo de fotos para ilustrar as redes sociais, apesar de parecer lindo, na verdade é um cenário preocupante.
Na verdade o que parece ser um lindo fim de tarde é o resultado de um clima seco e a fumaça decorrente das queimadas em diversas partes do Brasil. O tom alaranjado do fim de tarde na verdade é triste.
A coloração alaranjada está diretamente relacionada com a destruição, ela ocorre porque as partículas de poluição como a fumaça e a poeira têm menor interação com a luz vermelha, que possui uma frequência mais baixa, de forma que essa cor se destaque mais que o habitual.
Os poluentes alteram o índice de refração atmosférico, fazendo com que a luz solar se manifeste de forma mais intensa na cor vermelha, esse fenômeno é conhecido como "dispersão de Rayleigh".
O sol avermelhado pode significar também um grande problema para a saúde pública e para a agricultura, uma vez que significa a alta concentração de poluentes na atmosfera. O fenômeno se intensifica nos dias seco, sem vento e chuva, porque as chuvas e as rajadas de vento podem limpar os poluentes e dissipar a fumaça.
|
|