Estação de tratamento de água da Copasa (Imagem ilustrativa extraída do site da Copasa MG)
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) desenvolveu um procedimento para atender a população lavrense durante este período de estiagem prolongada, onde se verificou uma queda acentuada na vazão de dois dos três mananciais que abastecem Lavras: ribeirão da Água Limpa e ribeirão Santa Cruz.
Diante da impossibilidade de solucionar o problema de forma imediata, sendo um problema relacionado à natureza, e enquanto não termina a fase de testes da nova adutora, a Copasa optou por um Plano de Manobras e que já está implantado desde ontem, segunda-feira. o Plano de Manobras divide a mancha urbana por setores e garante que todos receberão água, porém de forma gradual e alternada. Link para conferir a programação completa:
De acordo com a Copasa, essa medida é paliativa e será suspensa assim que forem concluídos os testes e a nova adutora de água bruta no rio Grande entre em operação de maneira definitiva, pois ela vai garantir um incremento de aproximadamente 25% na vazão da captação de água na cidade. A Copasa justifica que é por isso que a obra é tão importante, pois ela garantirá maior estabilidade e regularidade no abastecimento de água em Lavras, mesmo em períodos como o registrado atualmente.
Diante da situação de escassez hídrica que vem se agravando anos após ano, a Copasa reforça que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorrem ondas de calor intenso e longos períodos de estiagem.
O Plano de Manobras da Copasa dividiu a cidade em três regiões para facilitar o fornecimento de água. Com isso, toda a cidade receberá água de forma escalonada até que sejam concluídos os testes na nova adutora do rio Grande.
Link para conferir a programação completa: