A escrava Anastácia foi sentenciada a usar máscara de ferro por toda a vida, que só era retirada para se alimentar, ela suportou anos de espancamentos, que só terminou com a sua morte, aos 34 anos
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O dia 13 de maio é o Dia da Abolição e a data será comemorada em Lavras hoje, sexta-feira, dia 10, às 19h, a Festa da Abolição será na Capela dos Santos Pretos, na rua Alfredo Marani, em frente ao Castelo de São Jorge.
Um cortejo com a imagem da escreva Anastácia será realizado no bairro Cruzeiro do Sul, na Capela dos Santos Pretos, uma das presenças já confirmada é a da deputada estadual Andréia de Jesus (PT), foto abaixo.
Reeleita com mais de 51 mil votos, Andréia está no segundo mandato. É presidenta da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Andréia foi empregada doméstica, é mãe solo, educadora infantil e advogada popular.
A parlamentar luta pelo acesso à moradia, pelas políticas públicas para comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, pela melhoria do atendimento à saúde, educação de qualidade e pelo combate à violência contra às mulheres e contra o racismo.
"Neste segundo mandato, já foram destinamos mais de R$ 3 milhões, por meio de emendas parlamentares, para apoiar as mulheres negras e periféricas, em projetos nas áreas da saúde, educação, geração de trabalho e renda, melhorias residenciais, campanhas de direitos da mulher e combate ao assédio sexual", destaca a deputada.
Atuante na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a deputada estadual Andréia de Jesus é autora de leis e projetos que asseguram direitos, amparo social e a defesa da violência contra a mulher. Seu mandato promove o empoderamento feminino e a melhoria das condições de vida da mulher, principalmente as mulheres negras, que são chefes de família.
Andreia de Jesus deputada estadual em Minas Gerais. Foto: Nádia Nicolau / Mídia NINJA
|
|