Fotos: Léo Tavares
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Com o maior número de participantes nos últimos anos na prova - 120 pilotos de dez estados, chegou ao final, no início da tarde deste domingo, a 24ª edição consecutiva do Ipês Off Road, que teve como ponto de largada e chegada, nos dias 4 e 5, o Parque Quedas do Rio Bonito, em Lavras, e contou pontos para o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Mineiro, a Copa Sul-Minas de enduro de regularidade e a Copa Sul Mineira de Regularidade.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras, By Motos e BMP Special Parts e foi um grande sucesso.
Foram cumpridas quatro médias diferentes de velocidade em quatro percursos diferentes, respeitando-se, desta forma, os limites de cada categoria. No primeiro dia, o maior percurso teve um total de 125 quilômetros. No segundo dia, foram 120 quilômetros em média.
O piloto Luciano "Lulu" Vasconcelos Paiva, de Sete Lagoas, teve o melhor desempenho na Elite ao longo dos dois dias do desafio e sagrou-se bicampeão do Ipês.
Clique no link e confira o resultado final em todas as categorias:
Também na categoria Elite, o piloto capixaba Jomar Grecco foi o primeiro colocado da Copa Sul-Minas, competição que teve duas etapas disputadas este ano: a primeira em Três Coroas (RS) e a segunda em Lavras (Ipês Off Road).
"Só de andar de moto no final de semana aqui já é uma satisfação. Ser campeão então…". O depoimento do piloto mineiro Vinícius Moraes, o Galego, da categoria Elite, assim que concluiu o segundo dia do 24º Ipês Off Road, no final da manhã deste domingo, dia 5, em Lavras, traz uma ideia do que representa a prova com dois dias de trilha, considerada uma das mais duras, técnicas e ao mesmo tempo mais gostosas de todo o Brasil na modalidade, disputada num cenário exuberante.
"É o tipo de prova que faz o cara terminar feliz", concorda o piloto também da categoria Elite, Emerson Loth, de Curitiba, destacando que as características do Ipês agradam em cheio os participantes do enduro de regularidade de motos.
Se dentro da trilha a competição reuniu os principais pilotos da modalidade em diferentes categorias, nos bastidores ficou marcada a solidariedade não só aos pilotos e à comunidade em geral do Rio Grande do Sul, afetada por fortes enchentes. O organizador do Ipês Off Road e do Enduro da Independência, Lúcio Pinto Ribeiro, lançou uma campanha que possibilita a transferência de valores em pix - devido à situação de momento, não é possível fazer chegar doações. "O povo gaúcho é guerreiro. Vamos ajudar agora da melhor maneira e tenho certeza que as pessoas do estado irão novamente demonstrar novamente a incrível capacidade e força de trabalho", observa Lúcio.
Na chegada da prova, antes mesmo da premiação, alguns representantes do Rio Grande do Sul não esconderam a emoção.
Regina Formaggio da Silveira, de Osório (RS), inicialmente abriu seu coração para a prova: "Sou fã de Lavras, adoro esse chão", afirmou, referindo-se às características da trilha. Em seguida, se emocionou ao lembrar da tragédia e fez questão de agradecer ao marido, o também piloto Marcos, que mesmo não tendo participado do segundo dia de prova, na categoria Intermediário, fez questão de apoiar a esposa: "Ontem (sábado) pensei em desistir, mas queria muito terminar esta prova. Marcão ficou por mim, é aniversário dele hoje e por isso dedico minha participação a ele".
Regina e a capixaba Késsia Pires Tristão, de Domingos Martins (ES), travaram um bonito duelo na categoria feminina, se alternando na liderança.
|
|