O prefeito Welder Marcelo Pereira com um exemplar de uma réplica da telha fabricada em Marselha na França no século XIX e que cobria a rotunda
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O prefeito de Ribeirão Vermelho, Welder Marcelo Pereira, divulgou nesta quinta-feira, dia 25, em suas redes sociais, que hoje é um dia histórico para aquela cidade, isso porque havia chegado o primeiro caminhão carregado com as réplicas das telhas francesas fabricadas em Marselha, que cobriam o telhado da rotunda.
A telha francesa é utilizada no Brasil desde o século XVIII, ganhou essa denominação porque os ceramistas da época eram, na sua maioria, franceses, o que foi uma inovação no mercado. Hoje o modelo é pouco utilizado e raro de encontrar. As telhas que cobriam a rotunda trazem um desenho especial, o nome da cerâmica europeia e o nome Marselha France.
Na restauração da rotunda, o prefeito de Ribeirão Vermelho está buscando reproduzir fielmente o que foi edificado no século XIX naquela cidade, no auge do avanço da ferrovia em Minas Gerais.
Ele encomendou as réplicas das telhas a uma cerâmica do interior de São Paulo.
As calhas também, a exemplo das telhas originais, foram furtadas e algumas danificadas com o passar dos anos. O mesmo ele fez com a restauração das calhas que captavam a água da chuva, calhas estas também importadas da Europa. As réplicas das calhas, segundo o Chefe do Executivo em sua postagem, estão sendo confeccionadas em São João del-Rei em uma oficina especializada e em breve serão entregues à prefeitura.
Segundo Welder Marcelo, a rotunda será toda restaurada e entregue à população de Ribeirão Vermelho e de toda a região, visto que se trata de um monumento histórico. Ela é a maior rotunda da América Latina e ganhou até uma designação não-oficial de "Coliseu de Minas", em alusão ao Coliseu Romano, patrimônio da humanidade, devido ao seu formato circular e de grande dimensão.
A rotunda de Ribeirão Vermelho, depois de restaurada, além de preservar a história da ferrovia em Minas Gerais, atrair turismo para o complexo ferroviário de Ribeirão Vermelho, poderá se tornar um importante centro de eventos regional, com a realização de grandes exposições, grandes concertos musicais, shows e outras manifestações culturais em âmbito regional.
***Com informações de Kaíque Ramos
|
|