O caminhão gaiola foi entregue ontem, segunda-feira, dia 22, para os dirigentes da Acamar
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A reciclagem ganha força em todo o país, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no dia 27 de março, o Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), que garante ao setor de reciclagem um tratamento fiscal diferenciado. O PL, um dos maiores estímulos à reciclagem no país, tem como intenção isentar o PIS e Cofins nas vendas de materiais recicláveis às indústrias de transformação. A proposta seguirá para trâmite no Senado.
Outra boa notícia é que o Brasil ostenta, desde 2021, o título de líder mundial na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com uma taxa de 98,7%, segundo dados divulgados pela Recicla Latas. Essa conquista é fruto de um sistema eficiente e bem estruturado e o Brasil é referência global em sustentabilidade para este material específico.
Trazendo para o âmbito municipal, a prefeitura de Lavras divulgou ontem, segunda-feira, dia 22, que foi entregue para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) um caminhão Iveco adaptado para a coleta seletiva na cidade, o veículo tem uma gaiola na carroceria. É inquestionável a necessidade do poder público investir numa mudança de postura no que diz respeito às questões que permeiam ações de sustentabilidade.
A Acamar em Lavras existe há 26 anos e 34 famílias tiram seus sustentos da associação, elas vivem dignamente com este trabalho que é respeitado por todos. Lavras, através da Acamar e outros órgãos que trabalham com reciclagem, se destaca como líder em iniciativas ambientais.
A aquisição do veículo se deu através do Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG), que destinou recursos financeiros a fundo perdido para a aquisição do caminhão.
|
|