Editora Ufla há 26 anos publicando obras científicas e culturais para o Brasil e o mundo, elevando o nome da Universidade e de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Lavras, desde 1920, produz artigos científicos para o Brasil e para o exterior, tudo começou com a Escola Agrícola de Lavras, que editou os primeiros periódicos científicos.
Com o passar dos anos, a então Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), através de seu Conselho Editorial, lançou o primeiro exemplar da revista Agro, isso foi há 53 anos, em 1971, a revista circulou até 1975.
Em 1977 foi editada a revista "Ciência e Prática", que circulou por 18 anos.
Em 1994, a Escola Superior de Agricultura de Lavras passou à condição de Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com a ideia de projetar a Universidade para o Brasil e para o mundo, no cenário da produção acadêmico-científica nacional e internacional, ocorreu a mudança do nome do periódico, "Ciência e Prática" para "Ciência e Agrotecnologia" e a intensificação das atividades de extensão por intermédio do "Boletim Agropecuário", que passou a chamar "Boletim Técnico", ambos em 1996.
Em 1998 foi criada a Editora Ufla, uma iniciativa do ex-reitor Fabiano do Vale, visando ampliar a produção científica da Universidade em todas as áreas, não apenas das Ciências Agrárias. Desde sua criação, a Editora Ufla lançou centenas de livros e, neste mês de abril, no dia 18, na quinta-feira, foi realizada uma solenidade de lançamento de dez títulos de diversas áreas.
Para o lançamento foi realizada uma solenidade que contou com a presença do reitor João Chrysostomo de Resende Júnior, do pró-reitor de pesquisa, professor Luciano José Pereira, e do diretor da Editora Ufla, Flávio Monteiro de Oliveira, além dos autores e convidados.
A solenidade foi realizada no anfiteatro das Pró-reitoras. Os títulos lançados foram: "Bioquímica em Casos Clínicos", organizado por Chrystian Araújo Pereira; "Mapa Metabólico", organizados por Chrystian Araújo Pereira, Luciana Lopes Silva Pereira e Sérgio Scherrer Thomazi; "Para ler literaturas contemporâneas de língua portuguesa (formação do leitor literário especializado)" autoria de Denis Leandro Francisco; "Análise de Dados Espaciais com Aplicações em R", de autoria de João Domingos Scalon; "Física do Solo", autores: Moacir de Souza Dias Júnior, Mozart Martins Ferreira, Geraldo César de Oliveira, Bruno Montoani Silva, Paula Cristina Caruana Martins e Erika Andressa da Silva. "Uma breve introdução à Teoria Política: a modernidade e suas tradições", obra de autoria de Amanda Caroline Vieira Costa, João Vítor Siqueira do Amaral, Marcelo Sevaybricker Moreira, Ruliane Aparecida Silva Santos e Vívian de Jesus Nunes da Silva. "Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas da década de 1980", de autoria de Ilsa do Carmo Vieira Goulart; "Limiares e dissonâncias: estudos comparados de literatura de língua portuguesa", organizado por Roberta Guimarães Franco e Rodrigo Garcia Barbosa; "Tecnologia Pós-colheita e Qualidade de Cafés Especiais", de Flávio Moreira Borém; "Impressos, ciência e editoração universitária: marcas históricas da Editora Ufla", Bruno Adriano Rodrigues da Silva e Kleber Tüxen Carneiro.
|
|