Imagem ilustrativa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Se você tem de 16 a 18 anos e quer participar das eleições municipais deste ano, tem até 8 de maio para tirar o título eleitoral, que habilita o cidadão ou a cidadã a exercer o direito do voto. Em outubro, as eleições serão para escolher os representantes que ocuparão pelos próximos quatro anos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.
Em Lavras até o momento tem dois pré-candidatos ao cargo de prefeito(a), são eles: Fábio Cherem e Jussara Menicucci. Além de escolher quem vai comandar os destinos de Lavras por mais quatro anos, você vai escolher também o vereador(a), são 17 cadeiras que serão ocupadas na Câmara Municipal e você com seu título pode definir quem deve ser eleito.
A Justiça Eleitoral realizou entre os dias 18 e 22 de março, a Semana do Jovem Eleitor, nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também lançou a campanha dedicada a estimular o voto dos jovens, com o tema Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história.
O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema de sistema autoatendimento TítuloNet o então, de forma presencial no Cartório Eleitoral de Lavras, que fica na avenida Ernesto Mattioli
O Cartório Eleitoral de Lavras está de plantão de segunda a sexta-feira, de 11h às 18h, e aos sábados e domingos, de 12h às 17h. O plantão permanecerá até o dia 8 de maio.
Qualquer brasileira ou brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo, assim como para idosos com idade acima de 70 anos.
Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título. Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.
*Os nomes dos dois pré-candidatos a prefeito(a) de Lavras estão dispostos na matéria seguindo a ordem alfabética.
|
|