As doenças respiratórias movimentam as farmácias em Lavras nesta época do ano
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A estação do outono começou oficialmente na quarta-feira, dia 20, ela traz uma série de mudanças: a umidade relativa do ar sofre uma queda, diminuição do período chuvoso, aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros, além da queda de folhas das árvores.
Mas não são apenas mudanças na natureza que o outono traz, com a chegada da estação, as pessoas também sentem no organismo, como tosse, espirro, mal-estar, eventualmente febre e muita coriza, esses são alguns dos sintomas que costumam dominar as queixas das pessoas.
A queda abrupta da temperatura e as mudanças no clima como aconteceram neste final de semana em Lavras, traz a reboque bactérias e vários vírus como o rinovírus, vírus da influenza, os adenovírus, causadores de resfriado, conjuntivite, bronquite e até a pneumonia.
Crianças e idosos são os que mais sofrem com essa mudança de estação e a procura pelos prontos-socorros pediátricos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde e depois, às farmácias para poder comprar os remédios, essa é a rotina comuns nesta época de mudança de estação.
Segundo Ennio Mendes de Siqueira e Elaine Pereira, da Droganorte, a maioria das receitas médicas que chegam até aquela farmácia indicam diversos medicamentos, sendo os mais comuns o Aerolin Spray, Aerodine Spray, Clenil Spray, Salbutamol xarope e comprimidos, Celestrat e os corticoides.