Gafanhoto-verde maior que um carro, chama a atenção de todos na Ufla. Foto: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Desde ontem, quinta-feira, dia 21, que algo inusitado tem chamado a atenção das pessoas que visitam a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e passam em frente ao Departamento de Entomologia (DEN): um "gafanhoto-verde" gigante, semelhante aos insetos do seriado de televisão "Terra dos Gigantes", no final década de 60 e início de 70.
O "gafanhoto-verde" é mais uma obra do artista plástico Ricardo de Souza Sette, que já deu aulas na Ufla, no Departamento de Administração e Economia (DAE). Sette tem ligações com a Ufla, onde também foi estudante. Ele ingressou naquela instituição em 1974, na época em que a instituição ainda era denominada Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal).
O "gafanhoto-verde" é a segunda obra do artista Ricardo Souza Sette a compor a paisagem do campus universitário. A primeira obra foi uma formiga gigante que ele presenteou a Universidade quando ela completou 114 anos, em setembro de 2022. A "formiga" gigante (foto abaixo), que atrai os olhares de todos que vão a Ufla, foi instalada na torre da caixa d'água, uma estrutura cilíndrica de mais de 40 metros de altura. A formiga foi colocada no meio da estrutura, como se o representante dos insetos eussociais estivesse escalando.
O "gafanhoto-verde" tem 4 metros e cerca de 1,5 de altura, ele foi instalado sobre estacas de madeira, porém, segundo informações de funcionários do Departamento de Entomologia, para dar mais realidade à obra, as estacas deverão ser retiradas e o gafanhoto-verde ficará pousado no chão do jardim do prédio.
|
|