Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 20/02/2024 13:30 - Atualizada em: 20/02/2024 19:27
Vice-prefeito de Itajubá foi preso em operações desencadeadas pelo MP e policias Civil e Militar
São duas operações de combate ao crime organizado, a Transfusão e Sepulcro Caiado

Nilo Baracho, vice-prefeito de Itajubá, médico e secretário Municipal de Saúde daquela cidade

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as polícias Civil e Militar desencadearam na manhã de hoje, terça-feira, dia 20, duas operações contra um esquema de corrupção no Sul de Minas, que apontam como principal articulador do esquema o médico, vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde de Itajubá, Nilo Baracho (MDB). As operações foram denominadas "Transfusão" e "Sepulcro Caiado".

Foram cumpridos dez mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Itajubá, Campos do Jordão (SP) e São José dos Campos (SP). Entre os mandados de prisão, quatro são de caráter preventivo e seis temporário. O temporário segura o investigado na cadeia no máximo por 10 dias e só ocorre durante a fase de investigação policial, ele visa coleta de provas. Já o mandado preventivo, não tem prazo e pode ser decretado em qualquer fase, caso há indícios que liguem o suspeito ao crime investigado.

A operação Transfusão, segundo o MPMG, trata de desvio de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas de Itajubá, os alvos da operação são suspeitos de integrar uma organização criminosa, eles são suspeitos da prática de peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A operação Sepulcro Caiado também investiga o desvio de dinheiro público, mas por meio de superfaturamento de serviços de mecânica de veículos da prefeitura. A prática criminosa era recorrente nas secretarias de Saúde, Obras e Educação, de Itajubá, onde eram emitidas notas fiscais frias, onde os suspeitos simulavam a realização de serviços que não existiam.

Baracho é investigado pelas duas operações: Transfusão e Sepulcro Caiado, a Transfusão é coordenada pelo MP e Sepulcro Caiado pela Policia Civil.

Nilo Baracho (MDB) é vice-prefeito na chapa encabeçada por Christian Gonçalves (União Brasil). Em março de 2021, durante a pandemia da Covid-19, o vice-prefeito Nilo Baracho, que é médico, chegou a endossar o tratamento precoce contra a infecção pelo coronavírus, ele e o prefeito Christian Gonçalves anunciaram que a Itajubá disponibilizaria vitamina D, ivermectina e zinco para combater a doença. Esses medicamentos nunca tiveram qualquer comprovação de eficácia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras