Imagem ilustrativa do Cinema em Ação
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na sua 27a edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 19 a 27 de janeiro de 2024, abrindo o calendário audiovisual no país como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo. O público que anualmente lota a cidade histórica mineira durante 9 dias vai ver a diversidade da produção brasileira em sua pluralidade, representatividade, variação de personagens, estéticas e abordagens. Além de dezenas de filmes em pré-estreia, acontecem intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas e programação infantil.
Serão exibidos 145 filmes, sendo 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens em 61 sessões de cinema. Os títulos vêm de 20 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso. Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Completa a programação debates, Encontros com os Filmes, bate-papos após sessões e rodas de conversa, numa ampliação da experiência cinematográfica que vai da exibição à interação posteriores em todos os espaços do evento (Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine - Teatro) e da cidade.
A abertura da Mostra de Tiradentes será na noite de sexta-feira, dia 19, a partir das 20h30, com homenagem à dupla mineira André Novais Oliveira, cineasta, e Bárbara Colen, e ainda a apresentação da temática "As formas do tempo" e exibição, em pré-estreia mundial, dos filmes "Quando Aqui", dirigido por André Novais e "Roubar um Plano", do mesmo realizador em parceria com Lincoln Péricles. A temática também será tema de um bate-papo, no sábado, dia 20, com a presença do time de curadores da Mostra: Camila Vieira, Juliano Gomes, Leonardo Amaral, Lila Foster, Lorenna Rocha, Mariana Queen, Pedro Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob a coordenação de Francis Vogner dos Reis.
|
|