Será desta forma que os lavrenses verão o eclipse no seu ápice, às 16h49. Fonte: Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
Os lavrenses poderão acompanhar na tarde de hoje, sábado, dia 14, um eclipse solar "anular", que ocorre quando é possível observar um anel ao redor da Lua, conhecido como anel de fogo. Este fenômeno aconteceu na última vez no Brasil há 29 anos, no dia 3 de novembro de 1994. Naquele ano, moradores da Região Sul do país viram a totalidade do eclipse, ou seja, o anel de fogo ficou perfeito no céu.
Os lavrenses poderão ver a Lua cobrindo até
50% do Sol. De acordo com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O fenômeno terá início às 15h38, atingirá seu ponto máximo às 16h49 e chegando ao fim às 17h52.
Desta vez, os privilegiados serão os moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Quem estiver nas demais áreas, como em Lavras, por exemplo, ainda verá o eclipse, mas apenas de forma parcial, dependendo da distância do ponto em que a sombra da Lua cobrirá totalmente a passagem.
|
|