Rosa Luto
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Faleceu hoje, quarta-feira, dia 26, em Belo Horizonte, onde estava internado se tratando de uma doença, o professor aposentado de Bovinocultura de Corte do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Igor Maximiliano Eustáquio Vivacqua von Tiesenhusen, 77 anos.
O professor Igor Tiesenhusen desenvolveu inúmeros projetos de pesquisa, publicou trabalhos científicos, orientou estudantes de graduação e pós-graduação, colaborou em processos de gestão. Concomitante as atividades de Ensino e Pesquisas e dentro do Programa de Extensão da ESAL, hoje Ufla, e em parceria com a Emater-MG, ajudou na implantação de programas de suplementação alimentar à pasto e confinamento de bovinos em diversas regiões do país.
Foi membro da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos e da Sociedade Brasileira de Zootecnia, socialmente envolvido com entidades filantrópicas de Lavras. Ele era católico fervoroso.
Igor deixa viúva Berenice Cherem Tiesenhusen.
Ele era filho do Barão Hermann von Tiesenhusen (Estônia 1903 – 1973 Belo Horizonte) e Eunice Vivacqua Tiesenhusen, Eunice era brasileira também de família tradicional, os Vivacqua. A casa da família Vivacqua, em Belo Horizonte, se transformou em museu, o Museu da Cadeira Brasileira (MuC), pois o casarão era conhecido por ter um grande salão que recebia saraus literários com presenças ilustres, como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e outros.
O corpo de Igor Maximiliano Eustáquio Vivacqua von Tiesenhusen será sepultado no mausoléu da família Tiesenhusen, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.
|
|