Santuário de Aparecida, o símbolo da religiosidade brasileira, para onde os romeiros vão caminhando numa jornada de 8 dias
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na madrugada desta sexta-feira, dia 14, um grupo de cerca de 300 pessoas sairá da igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Lavras, com destino ao Santuário de Aparecida. Os romeiros darão início a caminhada às 4h da madrugada, eles vão caminhar por 8 dias enfrentando o frio e o calor em nome da fé na Padroeira. Confira abaixo o trajeto que os romeiros vão percorrer nestes oito dias de caminhada.
Lavras tem tradição em romarias, daqui já partiram romeiros caminhando a pé e de motocicletas, as tradicionais moto-romarias, mas o registro mais antigo de romaria em Lavras é de 17 de agosto de 1931, há 92 anos, foi a primeira romaria de Lavras, porém, não foi a pé, ela foi de trem e foi organizada pelo gerente do "Banco Hypothecario" João Ferreira Júnior. Segundo registros da época, após a celebração de uma missa e a comunhão de todos os 55 romeiros de Lavras, todos seguiram em procissão com grande acompanhamento até a Estação Municipal. O embarque se deu às 17h30m, em dois carros de passageiros, sob os aplausos de centenas de pessoas que foram até a Estação se despedir e rezar pelos romeiros. Durante a viagem, rezava-se e entoavam-se cânticos religiosos. Na estação de Conceição, embarcou também o bispo coadjutor de Campanha, Dom Inocêncio, que se juntou aos 55 romeiros de Lavras, aos 26 de Campo Belo, aos 6 de Cana Verde e aos 10 de Perdões.
|
|