Fontes de Césio-137estão desaparecidas desde o dia 29, Defesa Civil de Lavras ficará encarregada de vistoriar depósitos de sucatas na cidade
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do governo federal, chegou nesta quarta-feira, dia 5, em Nazareno, no Campo das Vertentes, para uma investigação conjunta com a Polícia Civil sobre o furto de duas fontes de Césio-137, um material radioativo.
Os equipamentos teriam sido supostamente furtados da mineradora AMG, no dia 29 de junho. A empresa emitiu, na tarde de hoje, uma nota afirmando que está sempre comprometida com a transparência e processos que garantem a qualidade de vida nas regiões onde atua.
A nota afirma também que tão logo descobriu o desaparecimento das duas fontes seladas de Césio-137, imediatamente entrou em contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Ainda na nota, a AMG afirma que os equipamentos estavam na unidade da empresa localizada nos municípios de Nazareno e São Tiago.
Segundo a nota da mineradora, os equipamentos são classificados como "Categoria 5 Baixo Risco" quando utilizados em medidores de densidade de polpa, as fontes não apresentam risco, porém, o manuseio inadequado por pessoa não autorizada pode acarretar riscos.
A reportagem do Jornal de Lavras questionou a assessoria do 8º Batalhão se a PM estava realizando blitz em ferro-velho de Lavras, como está sendo realizado na região de São João del-Rei e Barbacena. Segundo a assessoria do batalhão de Lavras, é a Defesa Civil da região que está acompanhando o caso. Sobre uma possível localização do material, a Polícia Militar deve ser acionada, mas o recolhimento deve ser realizado por equipes especializadas com equipamentos de segurança, por ser radioativo.
O Jornal de Lavras entrou em contato com a Defesa Civil de Lavras para saber se havia iniciado as visitas aos locais onde possivelmente estes materiais poderiam ser encontrados, como ferro-velho, como aconteceu em Goiânia em 1987. A Defesa Civil de Lavras informou que havia recebido um comunicado da Regional da Defesa Civil no final da tarde de hoje e que este trabalho será iniciado amanhã, quinta-feira, dia 6.
|
|