Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 05/07/2023 10:55 - Atualizada em: 05/07/2023 21:05
Alerta na região: fontes de Césio-137 foram furtadas de uma mineradora em Nazareno
O Césio-137 foi responsável pelo acidente radioativo do Brasil, em 1987, em Goiânia. Técnicos do CNEN estão em Nazareno

O Césio-137 é um material radioativo altamente perigoso

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

A Polícia Civil está investigando o furto de duas fontes de Césio-137 na mineradora AMG, em Nazareno, no Campo das Vertentes, as fontes estão desaparecidas há seis dias, desde o dia 29 de junho.

O desaparecimento das fontes de Césio-137 está sendo investigado também pelo CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão do governo federal.

Há quase 36 anos, em setembro de 1987, ocorreu em Goiânia (GO) o maior acidente radioativo da história do Brasil e um dos maiores do mundo, quando um aparelho de radioterapia foi aberto em um ferro-velho naquela cidade, nele havia o Césio-137. A contaminação atingiu centenas de pessoas. No total, foram monitoradas mais de 110 mil pessoas. Duzentas e quarenta e nove tiveram contaminação significativa.

Responsáveis pela mineradora, assim que perceberam o desaparecimento das fontes como material radioativo, acionaram a polícia, fizeram o boletim de ocorrência e acionaram também os órgãos de fiscalização.

Policiais civis e militares das cidades da região estão fazendo rastreamento nos depósitos de ferro-velho em busca das fontes radioativas, elas são extremamente perigosas se forem violadas.

Em nota, a empresa diz que "lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível". Hoje, quarta-feira, dia 5, equipes do CNEN chegam a Nazareno.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras