Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 27/06/2023 13:45 - Atualizada em: 27/06/2023 22:58
Familiares de detentos poderão fazer cadastro para visitas em unidade do NAF mais próxima de casa
Projeto de universalização facilita acesso e amplia serviços ofertados pelos Núcleos de Atendimento às Famílias (NAFs) em todo o estado

Imagem ilustrativa extraída do site últimas Notícias da Colômbia. Foto: Shutterstock

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

A partir desta semana, familiares de pessoas privadas de liberdade poderão contar com a ampliação dos serviços dos Núcleos de Assistência às Famílias (NAFs). O projeto "Universalização dos NAFs" foi implantado visando viabilizar e facilitar o acesso ao credenciamento e à carteira de visitação necessária para adentrar em uma unidade prisional. A ação é uma iniciativa da Secretaria Estada de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplan).

Com a ampliação, os parentes dos detentos conseguirão fazer o cadastro no NAF mais próximo de sua residência, e não mais na cidade onde o familiar esteja sob custódia, como era antes da universalização. Agora, todos os NAFs atendem a todas as unidades prisionais que são referenciadas pelos núcleos, independentemente de sua localização. Desta forma, para acessar o serviço, basta o interessado agendar por meio do site – Portal MG (clique aqui) – e aplicativo MG App, ir com a documentação necessária até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde os núcleos atuam, e fazer a solicitação.

Com a medida, os familiares dos custodiados evitam gastos financeiros com transporte e alimentação decorrentes do deslocamento para outros municípios, além de ganharem maior comodidade. A ação foi impulsionada após um estudo que apontou 70% das famílias dos detentos como residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, era preciso criar um serviço que atendesse esses parentes, viabilizando o credenciamento para visitas a unidades prisionais em outras cidades, e que não sobrecarregasse nenhuma Unidade de Atendimento Integrada (UAI) onde os NAFs atuam.

Este foi um desafio travado no segundo semestre de 2022 pelos órgãos envolvidos, com a meta de ser entregue no primeiro semestre de 2023.

O NAF é a unidade responsável por atender os familiares de detentos em Minas Gerais, prestando um serviço humanizado e eficaz. Atualmente são 26 núcleos distribuídos pelo estado, e que funcionam mediante uma cooperação da Sejusp, por meio da Polícia Penal, com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência Central de Atendimento ao Cidadão, que coordena as Unidades de Atendimento Integrado.

Além de oferecer e efetuar cadastramento e credenciamento para visitas social, social assistida e íntima, os NAFs também fazem a emissão de atestados carcerários, certidão de dias trabalhados, certidão de dias estudados, histórico escolar e certificados de conclusão de curso, bem como solicitação de assinatura de procuração e de reconhecimento de paternidade, entre outros.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras