Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 08/06/2023 12:05 - Atualizada em: 08/06/2023 16:32
Aliança Energia promove campanha para proteger fauna aquática na represa do Funil, entre Lavras e Perdões
Iniciativa foi realizada na Usina Hidrelétrica do Funil para conscientizar pescadores e comunidade

O peixe é capturado, pesado, medido, etiquetado e solto em seguida. Fotos: Aliança Energia

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Aliança Energia promove anualmente uma campanha de captura, marcação e soltura de diversas espécies de peixes, como curimba, piau-três-pintas, piaparas, dourado, mandi e tabarana, em uma iniciativa do Programa de Monitoramento da Ictiofauna (peixes) da empresa. A última foi na Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões. A campanha engaja os pescadores locais nas áreas a montante e a jusante do barramento, com o objetivo de preservar as espécies e, principalmente, de garantir a sustentabilidade ambiental da região.

Segundo o analista ambiental da Aliança Energia, Walisson Souza Soares, a campanha utiliza o método de marcação e recaptura com etiquetas plásticas numeradas, chamadas "LEA", que são fixadas nas nadadeiras dos peixes, contendo o telefone da empresa. "A pessoa envolvida na pesca esportiva ou de subsistência que recaptura o peixe marcado deve entrar em contato com a Aliança e fornecer informações sobre os peixes e as etiquetas", explica Walisson. Esse método foi desenvolvido para avaliar o padrão de migração dos peixes nas diferentes áreas-alvo e depende da colaboração e participação da comunidade local. Cada participante é contemplado com um brinde da campanha.

Além disso, após o período da piracema, é realizado um trabalho de conscientização e divulgação do monitoramento em toda a região próxima à usina, incluindo comunidades, comércios, pontos de pesca e colônias de pescadores. Essa abordagem tem mostrado resultados positivos, com 111 recapturas de peixes marcados já registrados até maio.

O analista ambiental ressalta que a iniciativa contribui para a preservação da fauna aquática e também representa um dos valores da Aliança Energia, que é a sustentabilidade, observada na atuação com responsabilidade ambiental.

Valter Fernandes, que aproveita seus momentos de lazer para pescar, conta que foi ótimo ter a oportunidade de entender o trabalho da Aliança e ainda ser premiado. "Além de produzir energia, a empresa contribui para a preservação do meio ambiente", conclui.

A Aliança Energia desenvolve diversos programas ambientais para minimizar os impactos ambientais de seus empreendimentos. O Programa de Monitoramento da Ictiofauna, por exemplo, é realizado em todas as hidrelétricas da empresa, acompanhando as comunidades de peixes na área de influência dos empreendimentos e orientando ações de conservação e manejo da ictiofauna.

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras