Imagem ilustrativa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou o prazo para a vacinação contra a meningite C no Estado até o dia 30 de julho para todos os mineiros que tenham 16 anos de idade ou mais, e ainda não se imunizaram contra a doença. A orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. O imunizante é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
A ampliação se deve à intensa procura pela vacina nos municípios de Minas nos últimos dias e, principalmente, à importância de garantir a imunização da população ao agravo. A doença meningocócica é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro e está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas pela população. Ela é causada pela bactéria meningococo e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.
Para atender toda a população, Minas Gerais solicitou ao Ministério da Saúde uma remessa de 400 mil doses de vacina contra a meningite. A SES-MG recebeu 100 mil doses e o restante deve ser entregue ainda hoje, quinta-feira, dia 4.
Segundo a SES, as doses serão distribuídas de acordo com a demanda dos municípios, que devem solicitar o número necessário dos imunizantes para a Unidade Regional de Saúde de referência. Segundo a SES, as doses foram entregues na Central Estadual de Rede de Frio para conferência e armazenamento adequado.
A dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, aos 12 meses, seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações. Crianças que por algum motivo não receberam as doses nas idades indicadas poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme instrução do Ministério da Saúde.
A orientação é que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. O imunizante é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
|
|