Lançamento de peso em cadeira de rodas
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Por: Leonardo Assad - Jornalista. Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
No dia 20 de maio teremos o Festival Paralímpico Loterias Caixa com o Atletismo, Goalball, Parabadminton e Vôlei Sentado abrindo a edição de 2023. O evento ocorre anualmente em diversas cidades brasileiras, tendo o objetivo de promover experiências e a socialização das pessoas com deficiência por meio do esporte, não sendo necessário ser um atleta praticante de alguma modalidade.
A novidade deste ano é a divisão em duas edições, a primeira no dia 20 de maio e a segunda marcada para 23 de setembro, contando com atividades lúdicas direcionadas para crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, na faixa etária dos 6 aos 18 anos, mas também permitindo a inscrição e participação de pessoas com outras idades.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon), com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras, o início está previsto para às 8h da manhã e vai até 12h30 no Campus Chácara, em frente à praça Dr. Jorge. Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal receberão o Festival.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela internet (clique aqui) e faça sua inscrição.
Dos 120 núcleos selecionados, 34 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.
|
|