Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 23/04/2023 21:35 - Atualizada em: 24/04/2023 12:55
Em Lavras, Dia do Trabalhador terá shows, atividades e ato político
O evento será realizado na Praça do Trabalhador, na Zona Sul de Lavras

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na próxima segunda-feira, dia primeiro de maio, será comemorado no Brasil e em mais de 80 países, o Dia do Trabalhador.

A data escolhida para celebrar o dia foi para homenagear homens e mulheres operários de Chicago, nos Estados Unidos, que fizeram, em 1886, uma paralisação para reivindicar uma redução da carga horária de 12 para 8h e com direito a um descanso por semana - antes os operários trabalhavam 12h por dia e sem descanso semanal.

Na época, o governo ordenou a polícia que reagisse contra os mais de 340 mil grevistas e centenas de trabalhadores e trabalhadoras foram mortos durante um massacre, muitos foram presos e suas lideranças condenadas à forca. 

O fato marcou o mundo e o 1º de Maio foi criado para homenagear aquelas pessoas que lutaram e morreram em defesa de seus direitos.

No Brasil o Dia do Trabalhador foi instituído no governo de Arthur Bernardes, em 1925.

Em Lavras, o Dia do Trabalhador começou a ganhar força como movimento politico com os operários da estrada de ferro, que se organizaram em sindicatos. Com eles, a classe de trabalhadores começou a se organizar e criar sindicatos de diversas categorias, como os motoristas de automóveis e caminhões, que se organizaram e no dia primeiro de outubro de 1934 fundou o "Sindicato dos Chauffeurs de Lavras", cuja primeira diretoria ficou assim distribuída: presidente, Manoel de Matos; primeiro secretário, Alfredo Fantazzini; segundo secretário, Miguel Godinho; primeiro tesoureiro, José Narciso Filho; segundo tesoureiro, João Dialucci; comissão fiscal: Luiz de Pádua, Antônio Cândido, Gabriel José Medeiros, José Vicente e Geraldo de Andrade; advogado, Dr. J. Netto Armando; médico, Dr. Lourenço Menicucci Filho.

Outras classes de operários se organizaram também e criaram seus sindicatos, sendo um muito atuante, o dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Lavras, que teve como primeiro presidente Horácio de Girardelli. Este foi um dos sindicatos mais forte de Lavras pelo número expressivo de operários, foi também o sindicato que tentou introduzir na política membros e pessoas instruídas pela organização. Em 1959, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Lavras elegeu uma diretoria que teve destaque nos movimentos políticos, sendo eleito na época: presidente, Ciro da Silva; vice-presidente, Sebastião Alves de Oliveira; primeiro secretário, João Batista Fiorini; segundo secretário, Horácio Girardelli; primeiro tesoureiro, Eli Isidoro da Silva; segundo tesoureiro, José Antônio Filho; suplentes: Dilzon Rezende, José Alves Barbosa, João da Silva, Francisco Alves Barbosa, José Campos, José Ferreira de Figueiredo; conselho fiscal: Orlando Campos, Clarice de Assis Brasil, Adélia Vitorino; suplentes: Lino dos Santos Penoni Filho, José Otávio da Silva, Laet de Souza; delegados junto a Federação: Ciro da Silva, Eli Isidoro da Silva, João Batista Fiorini; suplentes: Sebastião Alves de Oliveira, Horácio Girardelli e João da Silva.

Muitos destes sindicalistas sofreram consequências com o golpe militar de 1964, eles foram perseguidos, interrogados, ameados e o sindicato dissolvido por força imposta pelo golpe militar.

Este ano, o Dia do Trabalhador será comemorado em Lavras com evento realizado na Praça dos Trabalhadores, com shows e Ato Político. Os shows ficarão por conta de DJ Saci, Kenethy Cristian e All Star Samba. O evento terá também atividades para crianças, com distribuição de algodão doce, pipoca e pintura facial, tudo gratuito.

Estão apoiando este evento, a Seção Sindical da Andes Ufla, Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Lavras (SindUfla), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário de Lavras (STTRL), Sindicato dos Empregados no Comércio de Lavras e Região (Secol), Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e Mobiliário de Lavras, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras (Sispmul), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).   

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras