Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 18/04/2023 20:00 - Atualizada em: 18/04/2023 23:37
PMMG lança cartilha com dicas voltadas à segurança nas escolas
Iniciativa integra operação preventiva lançada pelo Governo de Minas que amplia rede de proteção e o combate à violência nas unidades de ensino

Imagem de divulgação da PMMG. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Polícia Militar iniciou a semana com o lançamento de cartilha com dicas de segurança voltadas ao ambiente escolar. A ação integra a Operação de Proteção Escolar, de natureza preventiva e lançada pela PMMG em 10 de abril com o objetivo de promover articulação entre polícia e comunidade para ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas.

O material traz, entre outras dicas, alerta sobre notícias falsas que são compartilhadas nas redes sociais e como denunciar conteúdos relacionados a ataques às escolas ou pessoas em atitudes suspeitas, além de orientação sobre respeito aos colegas e professores e materiais que podem ser levados para unidades de ensino.

Desde o lançamento da Operação de Proteção Escolar, cerca de 6,9 mil escolas mineiras já receberam a visita de policiais militares. Durante as visitas, policiais repassam dicas de segurança e de autoproteção aos estudantes, professores e demais profissionais da educação. A agenda prevê, ainda, palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa.

Em reunião realizada no auditório do 8º Batalhão, na quinta-feira da semana passada, dia 13, com representantes das 61 escolas de Lavras, num primeiro momento, o comandante do 8º Batalhão, coronel Rodolfo César Morotti Fernandes, tranquilizou os professores, diretores e autoridades locais que estavam preocupados com a onda de boatos que corria por toda a cidade. Ele também abordou 'notícias' que têm circulado nas redes sociais causando insegurança entre a comunidade escolar de todo o estado, que são as conhecidas fake news.

Depois foi anunciado o Plano de Segurança Escolar e também foi falado sobre a cartilha elaborada pela PMMG, que será distribuída em Lavras na quinta-feira, durante uma operação nas ruas de Lavras. A Cartilha Proteção Escolar dá dicas e envolve família, comunidade, escola na segurança e proteção dos estudantes.

O militar tranquilizou a comunidade com a informação de que a inteligência da Polícia Militar não detectou anormalidades em Lavras, também falou que em nível estadual que quase a totalidade das informações checadas até a PM são inverídicas e não tinham fundamento.

Também foi falado sobre o Proerd que é iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais com base no Projeto D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países do mundo. O objetivo do programa é a prevenção ao uso abusivo de drogas e o combate à violência entre jovens. As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam crianças e adolescentes a reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. O assunto foi abordado pelas militares: sargento Anna Paula Pereira Maia Ziegler e a cabo Danielly da Silva Barci, elas atuam no Proerd em Lavras, as militares também apresentaram aos presentes o Plano de Segurança Escolar, sobre a criação da Rede de Proteção Escolar.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras