Animais na sede do Ibama de Lavras sendo embarcados para o Cetas, em Belo Horizonte. Fotos: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de Lavras e Belo Horizonte, e agentes da Polícia Federal (PF) apreenderam ontem, quarta-feira, dia 22, em São Lourenço, no Sul de Minas, 608 animais que eram mantidos em cativeiro de forma ilegal.
A operação foi realizada ontem e a superintendência estadual do Ibama aplicou uma multa de cerca de R$ 550 mil ao criador. A fiscalização conjunta foi para cumprimento de mandado de busca e apreensão em um único criador amador.
Entre os bichos apreendidos, estão 46 animais exóticos, 95 silvestres e 467 domésticos. Entre as espécies havia "pássaro do amor", periquito-do-dorso-vermelho, jabutis, canários-belga, calopsita e periquito australiano.
Segundo o Ibama, o criador estava com registro cancelado naquele órgão federal há anos e foi autuado por maus-tratos e por manter animais em cativeiro sem autorização.
Os animais domésticos serão doados e os silvestres e exóticos, foram transferidos na manhã de hoje, quinta-feira, dia 23, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Belo Horizonte. Lavras tem um Centro de Triagem de Animais Silvestres, ele foi montado pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras), porém, ainda está em fase de credenciamento, por esta razão os animais foram enviados para o Cetas da capital mineira.
Segundo o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Lavras, Marcelo Ferreira Guimarães, os animais estavam engaiolados e acondicionados em um porão. As gaiolas estavam sujas, o local era abafado e os animais viviam em condições de stress e sofrimento.
A Unidade Técnica do Ibama em Lavras, sob o comando de Marcelo Ferreira Guimarães, é responsável pela fiscalização de 196 municípios do Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.
Veja Vídeo e fotos: no Jornal de Lavras
|
|