A água é o bem mais precioso do mundo, sem ela não existiria vida no planeta Terra. Foto: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Hoje, dia 22 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial da Água, este bem tão precioso para a sobrevivência da humanidade, mas que, muita gente ignora sua importância. A data – 22 de março - foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos.
Este ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente preparou atividades com estudantes das escolas do município. Na segunda-feira, dia 20, os alunos da escola municipal Paulo Menicucci visitaram o Núcleo de Peixes e Crustáceos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Já os alunos da escola municipal Sebastião Vicente Ferreira foram conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde tomaram conhecimento da importância do tratamento das águas do esgotamento sanitário antes de ser despejado no rio Grande.
Dia 24, sexta-feira, será a vez dos alunos da escola municipal Paulo Lourenço Menicucci conhecerem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na estrada do Madeira, a rodovia Zito de Abreu. Já os alunos da escola municipal Padre Dehon visitarão o Núcleo de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, na Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Nas demais escolas a questão da água e sua importância para a sobrevivência da raça humana foi assunto recorrente desde segunda-feira e ainda será até sexta-feira, dia 24. A recomendação para que as professoras abordassem o tema foi do secretário Municipal Adriano Garcia de Souza.
Apesar de o planeta Terra ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. É importante destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualitariamente para todos, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.