Mais de 18 mil estudantes de ensino fundamental de Lavras, Perdões e outras cidades já visitaram o Centro de Educação Ambiental (CEA)
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Aliança Energia realiza uma série de atividades alusivas à data nas usinas pertencentes à empresa, nas regiões Sudeste e Nordeste, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a preservação desse recurso vital para a sobrevivência de todas as espécies do planeta.
Na Usina Hidrelétrica do Funil, localizada no rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, os estudantes que visitam o Centro de Educação Ambiental (CEA) participam de várias atividades relacionadas à temática como: contação de histórias, oficina de desenhos, jogo da memória, charges, mostra cultural e o mural das necessidades, que é um momento de reflexão com perguntas e respostas sobre o que as pessoas fazem no dia a dia utilizando a água e como economizar o recurso.
Segundo a analista de Relacionamento com Comunidades da Aliança, Renata Mercês, até 24 de março, mais de 300 alunos devem visitar o CEA da Usina do Funil. "Estamos muito felizes com a volta das escolas ao CEA Funil, que está preparado e organizado com vários atrativos sobre o Dia Mundial da Água, para sensibilizar os visitantes sobre a importância de utilizar esse líquido tão precioso e finito com sabedoria e responsabilidade. É nosso dever preservar a água e, portanto, desenvolvemos durante as visitas conceitos práticos e necessários, que vão além de uma atividade ou brincadeira, mas com propostas de mudanças de hábitos e costumes cruciais para a manutenção e preservação do Planeta Terra e nossa também", destaca.
Desde 2007, mais de 18 mil alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas já visitaram o CEA, espaço onde é possível conhecer as ações de preservação ambiental da Aliança na região, além de outros conteúdos relacionados ao calendário ecológico, à biodiversidade local e ao funcionamento da usina hidrelétrica.
Já na Usina Hidrelétrica de Aimorés, localizada na Bacia do rio Doce, a comemoração ao Dia Mundial da Água também segue durante todo o mês. Enquanto o Parque Botânico passa por reforma, estão sendo realizadas atividades de educação ambiental nas escolas dos municípios de Aimorés, em Minas Gerais e de Baixo Guandu, no Espírito Santo.
Segundo a bióloga e analista responsável pela Educação Ambiental da Aliança na região, Tatiana Menezes, mais de 300 crianças serão atendidas nessas atividades educativas, que incluem roda de conversa, dinâmicas de grupo e brincadeiras sobre o tema. "A Educação Ambiental envolve a questão comportamental, a 'mão na massa', e é muito importante para que as crianças e adolescentes continuem recebendo orientações. Durante todo o mês de março falaremos sobre o Dia Mundial da Água, sua importância e consequências do mau uso. Porém, a cada mês trabalharemos uma temática diferente, de acordo com o livro que lançamos e distribuímos gratuitamente ano passado para as escolas parceiras localizadas nas regiões onde atuamos. Temos certeza de que a realização de atividades contínuas de educação ambiental tem um impacto muito positivo nos jovens e está alinhada com o compromisso da Aliança de colaborar para o desenvolvimento dessas comunidades", afirma.
No Rio Grande do Norte, onde está sendo implantado o Complexo Eólico Acauã, até abril os alunos de escolas públicas das cidades de Santana do Matos, Lagoa Nova e São Vicente participam de atividades sobre recursos hídricos, por meio de palestras e dinâmicas alusivas ao Dia Mundial da Água.
Além das atividades presenciais, envolvendo o público escolar, a Aliança ainda lançará conteúdos nas redes sociais sobre o tema. Estão previstos mais um vídeo no que será exibido no canal Aliança Energia, no YouTube (clique aqui) e publicações no perfil @aliança energia, no Instagram (Clique aqui).
|
|