Imagem de divulgação da Polícia Federal
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Polícia Federal cumpriu hoje, sexta-feira, dia 17, oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em cinco cidades mineiras na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga participantes e financiadores dos movimentos golpistas de 8 de janeiro. Um dos mandados foi cumprido em São João del-Rei.
Em todo o país foram 46 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão preventiva nos estados Minas Gerais, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Maranhã, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.
Em nota para a imprensa, a Polícia Federal informou que "os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido".
Em Minas Gerais foram cumpridos mandados em Capinópolis: um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva; São João del-Rei: um mandado de busca e apreensão; Sete Lagoas: um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva; Uberaba: cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva; Uberlândia: um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
Segundo a PF os mandados de prisão são contra pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).