Imagem de divulgação do projeto Cemig nas Escolas
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
As atividades escolares da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais já retornaram em fevereiro. E, em quase 300 escolas de 43 cidades m de diferentes regiões do estado - inclusive Lavras - o ano letivo começou com as salas de aula mais iluminadas e confortáveis para milhares de alunos e profissionais da educação. Isso porque o projeto Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) nas Escolas promoveu a substituição de lâmpadas mais antigas por outras de tecnologia LED. O objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas e, nesse caso, a comunidade escolar, sobre o uso eficiente da energia.
Desde que o projeto Cemig nas Escolas, mais de 2,7 mil unidades escolares da rede estadual localizadas na área de concessão da Companhia já foram atendidas com a substituição de lâmpadas em todas as salas e demais espaços escolares, com investimentos que chegam a R$ 49,4 milhões.
Na região Sul de Minas, foram cerca de 250 escolas estaduais beneficiadas em mais de 100 municípios, dentre eles Lavras, Campo Belo, Pouso Alegre, Jacutinga, Ouro Fino, Varginha, Três Pontas, Alfenas e Muzambinho. A previsão é de que todas as mais de 3,3 mil escolas estaduais mineiras sejam atendidas até o 2º semestre deste ano.
O Programa de Eficiência Energética da Cemig busca a implementação de tecnologias mais eficientes, duráveis e econômicas, mantendo o conforto que a energia elétrica oferece, buscando mostrar que é possível reduzir o desperdício, optando por equipamentos mais modernos.
A ação também busca disseminar a cultura de economia de energia no ambiente escolar, fazendo com que os estudantes levem este exemplo para casa, incentivando os pais e responsáveis a praticar cada vez mais o uso inteligente e eficiente de energia elétrica.
O Cemig nas Escolas é realizado por meio dos recursos do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um dos principais benefícios da iniciativa é contribuir para a melhoria na qualidade do ensino devido à adequação da iluminação do ambiente de estudos.