Os novos agentes de saúde começaram o treinamento ontem e ele será de uma semana, com aulas teóricas e práticas. Foto: Ascom/PML
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Prefeitura de Lavras, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde, deu início na manhã de ontem, sexta-feira, dia 3, ao teinamento de novos agentes de combate às endemias. As doenças endêmicas em Lavras mais comuns são a dengue e a leishmaniose e, exporadicamente outras doenças como a esquistossomose, leptospirose, hanseníase e doença de Chagas.
As doenças endêmicas são enfermidades que aparecem em locais específicos e geralmente se proliferam rapidamente, cabendo aos órgãos públicos, no caso as prefeituras, estado e até a união, interromper este crescimento combatendo e eliminando esses riscos à saúde da população.
O treinamento se estende por seis dias, serão realizados treinamentos teóricos e depois sairão a campo para executar o que aprenderam.
Eles farão vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Também darão orientações às pessoas quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.
São 20 agentes que foram contratados pela prefeitura, eles foram aprovados em processo seletivo.