Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/02/2023 15:20 - Atualizada em: 02/02/2023 21:03
Governo de Minas anuncia expansão da Azul Linhas Aéreas; Lavras ficou fora
Se o projeto de expansão da Azul Linhas Aéreas teve a participação do Governo do Estado, mais uma vez ele deixou Lavras de fora

Aeronaves C208B Caravan, usadas em voos regionais pela Azul Linhas Aéreas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Em novembro de 2020, há dois anos e dois meses, o ex-prefeito José Cherem recebeu um e-mail da Azul Linhas Aéreas, cuja mensagem solicitava autorização para a realização de vistoria de segurança (Safety e Security) no aeroporto de Lavras. A vistoria, segundo a mensagem, se devia ao fato da empresa Azul, proprietária da Azul Conecta, ter planos para voos regulares em Lavras, São João del-Rei, Araxá – cidade natal do governador Romeu Zema – e Divinópolis, com aeronaves C208B (Caravan). O e-mail foi assinado pelo gerente de Segurança Operacional da Azul Linhas Aéreas Rodrigo Edson da Silva.

Na manhã do dia 16 de novembro daquele ano de 2020, Rodrigo Edson da Silva esteve em Lavras. Ele foi ao aeroporto onde se reuniu com a direção daquele aeródromo para obter as informações técnicas necessárias. Depois andou pela pista de pouso e decolagem em um automóvel, andou também a pé e fotografou. Ele fez a vistoria da estrutura aeroportuária, pista, balizamento noturno, pátio de estacionamento de aeronaves e infraestrutura do terminal de passageiros.

Na época ele falou que ficou muito satisfeito com o que Lavras tinha a oferecer. Segundo ele, a cidade tinha condições também de receber, além dos voos de carreira, a Azul Cargo. Ao final da visita, o gerente de Segurança Operacional Rodrigo Edson, disse que estava tudo pronto para começar a venda de passagens a partir de dezembro de 2020. Alguns dias depois, o diretor comercial da Azul Linhas Aéreas esteve em Lavras e fez os últimos ajustes para dar início a operação de voos de carreira no aeroporto de Lavras, bem como as aeronaves da Azul Cargo.

Passados 8 meses sem ser concretizado, a informação que o Jornal de Lavras obteve foi que as negociações com a Azul Linhas Aéreas foram travadas por ter sido iniciada no governo anterior, diante disso, entramos em contato com o então secretário Municipal de Obras, Dirceu Bergamin Júnior e o questionamos sobre o que havia motivado a interrupção das negociações da implantação de linhas aéreas regulares em Lavras.

Na época, em agosto de 2021, Dirceu Bergamin respondeu: "As negociações foram mantidas pela atual administração. Diversos documentos foram corrigidos e a nova documentação já foi encaminhada à empresa".

Bergamin disse ainda: "No dia 6 de abril de 2021, o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, confirmou a capacitação de Lavras para receber e dar início à operação das linhas comerciais da Azul Linhas Aéreas. Segundo o assessor, houve uma proposta da Azul para o Governo de Minas Gerais, para aeronaves do programa Conecta, onde Lavras se encaixa, e eles aguardam a liberação documental para iniciar os trabalhos no município", concluiu Dirceu Bergamin Júnior na época.

Passados dois anos e dois meses desde o início das negociações com a Azul e 1 ano e seis meses da resposta de Dirceu Bergamin, de que Lavras permanecia no projeto de expansão da Azul Linhas Aéreas, nada foi resolvido ainda. Mais uma vez questionamos o secretário Dirceu Bergamin sobre a que ponto estava as negociações com a Azul Linhas Aéreas.

Passaram mais 8 meses e, mais uma vez, entramos em contato com o então secretário Dirceu Bergamin e fizemos o seguinte questionamento: Já se passaram oito meses e a informação obtida pela reportagem do Jornal de Lavras é que foram travadas as negociações e a vontade dos lavrenses em ter uma linha aérea regular ficou no sonho. Diante de tais fatos perguntamos: O que aconteceu com as negociações com a Azul Linhas Aéreas? Por que um projeto bom para Lavras não foi dado continuidade pela atual administração?".

A resposta do secretário Bergamin foi a seguinte: "As negociações foram mantidas pela atual administração". Bergamin continua: "Diversos documentos foram corrigidos e a nova documentação já foi encaminhada à empresa. No dia 6 de abril de 2021, o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, confirmou a capacitação de Lavras para receber e dar início à operação das linhas comerciais da Azul Linhas Aéreas". Bergamin disse ainda: "segundo o assessor, houve uma proposta da Azul para o Governo de Minas Gerais, para aeronaves do programa Conecta, onde Lavras se encaixa, e eles aguardam a liberação documental para iniciar os trabalhos no município". O secretário municipal de Obras, Regulação Urbana e Defesa Civil, acrescentou: "A atual administração jamais deixaria de lado qualquer projeto de tamanha importância para a população, por questões políticas", concluiu Bergamin.

No dia 30 de novembro do ano passado, em entrevista ao Jornal de Lavras, a prefeita Jussara Menicucci disse que a cidade estava no processo de pré-seleção junto a Companhia Azul Linhas Aéreas e ainda, de acordo com a Prefeita, "o município cumpriu todas as condicionantes que eles exigiram, agora a única coisa que falta quando eles decidirem, são a instalação de grampos para prender as aeronaves, estamos aguardando com muita ansiedade a resposta para que Lavras também integre a aviação comercial, que vai ser muito importante não só para Lavras, mas para toda a região. Eu sou muito otimista e na hora que eles pedem, a gente está cumprindo tudo que eles pedem para que tão logo possamos dar uma boa notícia para a cidade, de que a Azul vai operar aqui na nossa região".

Ainda de acordo com a prefeita Jussara Menicucci, "o município está cumprindo todas as condicionantes e Lavras hoje com quatro universidades, a Ufla com todos os cursos que ela faz aqui também, que vem gente do mundo inteiro, tenho certeza que nosso aeroporto Padre Israel brevemente estará recebendo também, porque estas companhias estão no processo de interiorização e Lavras tem suporte para muitos passageiros, tenho certeza que seremos escolhidos".

Depois disso tudo, agora os lavrenses se decepcionaram com o anúncio do Governo do Estado, divulgado pela Agência Minas, no dia 26 de janeiro, sobre a conexão com o interior, quando a companhia Azul Linhas Aéreas anunciou que vai iniciar operações com cidades do interior e Lavras não consta da lista.

A Azul Linhas Aéreas iniciará a operação de viagens diárias do Aeroporto de Belo Horizonte para Araxá, na região do Alto Paranaíba, além de dois voos semanais para São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais. Já a cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste, ganhará voos diretos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br  - 只需点击一下即可获取信息
拉夫拉斯/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram:@jornaldelavras 
推特:twitter.com/jlavras 
脸书: www.facebook.com/jornaldelavras