Imagem ilustrativa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Começou no dia 30 de janeiro e se estende até sexta-feira, dias 3, em Lavras, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma equipe composta por fiscais está percorrendo cerca de 160 obras e empresas, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.
A blitz reforça as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG na cidade. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho verificam se as atividades técnicas estão sendo conduzidas por profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.
Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Lavras, o engenheiro civil Stênio Igor Mendonça, o foco da blitz, desta vez, foi a construção civil, devido ao impacto econômico do segmento na região. "As blitzen de fiscalizações são de suma importância tanto para a sociedade civil, pois inibem a ação irregular de pessoas inabilitadas, quanto para a categoria profissional, por valorizar as profissões". Ainda de acordo com Stênio, "ao fiscalizar o exercício profissional, o Conselho protege a sociedade da atuação de pessoas inabilitadas. "A fiscalização do Crea é ampla, não se restringe a construção civil". Toda atividade que requeira o trabalho de engenheiros, agrônomos e geocientistas o Crea fiscaliza", concluiu.
A sociedade pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas. É possível denunciar infrações ao Código de Ética, como imperícia, imprudência e negligência. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.
|
|