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Matéria Jornalística /


Publicada em: 01/02/2023 19:40 - Atualizada em: 02/02/2023 09:12
Cemig alerta comerciantes sobre tentativa de golpes no Sul de Minas
Criminosos estão usando diferentes abordagens para enganar a população e extorquir dinheiro; confira as dicas para não se tornar vítima

Imagem ilustrativa extraída do site Paraná online

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A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informa que estelionatários e pessoas de má-fé estão usando diferentes abordagens, inclusive utilizado o nome da Justiça Federal, para aplicar golpes no Sul de Minas. Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamento e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.

Recentemente, na cidade de Três Corações, foram identificadas tentativas de golpe por meio de contato telefônico, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da "4ª Vara Federal" ou da "Justiça Federal" e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à "Cemig Distribuição".

Vale enfatizar que o Poder Judiciário não liga para nenhum cliente para fazer cobrança financeira e muitos menos para retirar medidores de energia elétrica.

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783. O esquema é conhecido como "Golpe da 4ª Vara Federal".

As equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes bem como dos débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade da sua atuação. Os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência, ou via oficial de justiça – dificilmente por telefone. Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura. Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, consulte os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e se a forma da cobrança está autorizada pela Cemig.

Em outra situação identificada nas cidades de Pouso Alegre e Andradas, comerciantes estão sendo abordados por indivíduos que se passam por funcionários da Cemig e alegam haver multa por irregularidade no padrão. Os golpistas exigem o pagamento imediato da suposta multa por meio de transferência bancária, e ameaçam retirar o medidor de energia do local.

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